A Nokia simplificou a sua estrutura organizacional, para acelerar os processos de execução e inovação, dividindo-a em três unidades, Mobile Solutions, Mobile Phones e Markets.
“Além de ampliar a nossa liderança no mercado dos dispositivos móveis, esta mudança visa responder mais rápido às oportunidades em crescimento que esperamos nos smartphones e computadores móveis”, diz Olli-Pekka Kallasvuo, CEO da Nokia. “A nova estrutura organizacional da Nokia está concebida para acelerar a execução e a inovação, quer seja a longo ou a curto prazo. Acreditamos que isto irá permitir construir soluções móveis mais fortes ,um portfólio de produtos e serviços integrados que ligam as pessoas e permitem criar novas formas de comunicar, partilhar e desfrutar a mobilidade”.
Oficial a 1 de Julho próximo, a mudança tem como objectivo acelerar a inovação de produtos e execução de software, de acordo com os objectivos da empresa no âmbito da integração de conteúdos, aplicações e serviços dentro do portfólio de computadores móveis, smartphones e dispositivos móveis.
A nova unidade de Mobile Solutions irá concentrar-se em manter a liderança da Nokia no portfólio de computadores móveis de alto custo e smartphones. Baseados nas plataformas de software MeeGo e Symbian, respectivamente, estes dispositivos podem ser integrados com serviços de Internet da Nokia para aumentar o valor combinado para os consumidores.
A nova unidade de Mobile Phones vai focar-se em manter a liderança no mercado dos dispositivos móveis com características ricas e orientar-se em direcção ao Series 40; o maior sistema operacional do mundo. As unidades de Mobile Solutions e Mobile Phones terão uma gestão de portfólio dedicada, incluindo planeamento de produto, R&D e activos de software dedicados.
A unidade de Markets será responsável pelas actividades da Nokia go-to-market, incluindo vendas e marketing, gestão de canais de fornecimento global da Nokia e operações de sourcing.
Para criar o equilíbrio certo entre a continuidade do negócio, competência profissional e execução mais rápida, este realinhamento organizacional inclui mudanças entre os executivos sénior da Nokia.