A Sony anunciou a estratégia ambiental global “Road to Zero” que inclui objectivos de longo prazo para alcançar uma pegada ambiental zero até 2050.
A definição de pegada zero não se limita à neutralização das emissões de dióxido de carbono, mas também aos resíduos e utilização de materiais finitos, como os plásticos derivados do petróleo.
Os objectivos estabelecidos baseiam-se em quatro perspectives ambientais, nomeadamente as alterações climáticas, a conservação de recursos, o controlo das substâncias químicas e a biodiversidade, em todos os estádios do ciclo de vida dos produtos, da pesquisa e desenvolvimento à sua reciclagem.
As metas de médio prazo serão implementadas globalmente em todo o Grupo Sony no início do ano fiscal de 2011 (Abril de 2011) e prolongar-se-ão até ao final do ano fiscal de 2015 (Março de 2016), altura em que a Sony estabelecerá os objectivos para os cinco anos seguintes.
Os objectivos até 2015 incluem, entre outros, uma redução de 30 por cento no consumo anual de energia dos produtos e de 14 por cento nas emissões de dióxido de carbono, comparativamente com os valores do ano fiscal de 2008, uma diminuição de 50 por cento na quantidade de resíduos criados e de 30 por cento no consumo de água, por comparação com o ano fiscal de 2000, e o aumento do rácio de reciclagem de resíduos para 99 por cento ou mais.
A Sony já fez alguns progressos significativos na redução do seu impacto ambiental em todo o mundo. As operações europeias, por exemplo, diminuíram as suas emissões de carbono derivadas do consumo de electricidade e aquecimento das instalações em aproximadamente 93 por cento, entre os anos fiscais de 2000 e de 2009. Adicionalmente, a maioria dos produtos da gama de televisores BRAVIA foram distinguidos com o Eco-Flower, um símbolo da União Europeia que certifica os produtos que cumprem os mais restritos critérios ecológicos. A Sony Europa é também um membro fundador da ERP, plataforma operacional em 11 países europeus, incluindo Portugal, que gere, recoclhe e recicla os produtos de electrónica de consumo em final de vida e que, em 2008, recolheu, em nome da Sony, cerca de 60 mil toneladas de resíduos.