Um ano após a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da terceira loja do Grupo IKEA em Portugal, teve lugar esta quarta-feira, dia 24 de Março, a visita técnica àquela que será a maior loja IKEA da Península Ibérica.
Pedro Abreu, director-adjunto da IKEA Alfragide, assume a direcção da loja IKEA Loures e a liderança de uma nova equipa de 480 colaboradores.
Com um percurso profissional que passa pelas grandes insígnias da distribuição em Portugal, Pedro Abreu integrou a IKEA Portugal em 2006, ano em que assumiu a direcção adjunta da primeira loja em Portugal, a IKEA Alfragide. Em 2009 iniciou o desafio de preparar a abertura em Loures.
Localizada na freguesia de Frielas, a terceira loja IKEA em Portugal representa um investimento global de 70 milhões de euros e criará 480 postos de trabalho directos e cerca de 100 indirectos. O processo de recrutamento, que teve início internamente em Janeiro de 2009, reuniu, até 29 de Fevereiro passado, um total de mais de 24 mil candidaturas.
A nova loja IKEA, a maior da Península Ibérica à data de abertura, contará com uma área construída de 38.500 metros quadrados, da qual faz parte uma área de exposição de 6.500 metros quadrados, uma zona de Complementos com 6.700 metros quadrados e uma área de Self-Service com 7.400 metros quadrados. A IKEA Loures contará ainda com um restaurante com capacidade para mais de 700 pessoas e um parque com cerca de 2.350 lugares de estacionamento gratuito.
O plano de expansão do Grupo IKEA em Portugal prevê a abertura de sete lojas, incluindo Alfragide, Matosinhos, Loures, Gaia, Loulé e ainda duas lojas com localização a anunciar, três centros comerciais, incluindo no MAR Shopping, em Matosinhos, e o Centro Comercial Regional do Algarve, em Loulé, e um outro, em localização a definir, um retail park junto à IKEA Gaia e três fábricas Swedwood Portugal em Paços de Ferreira, das quais duas estão já operacionais e a terceira iniciará produção até ao final de 2010. Este plano contempla um investimento global de mais de 1.100 milhões de euros que representará a criação de um total de 6.000 empregos directos e 4.000 indirectos.