Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Seara.com lança sistema de gestão de ideias
2006-10-30

A Seara.com apresentou, em colaboração com a Escola de Gestão do Porto, um software dirigido ao mercado empresarial. O IdeaSystem permite às organizações nacionais implementar, entre os colaboradores, um sistema de captação de ideias. Foi desenvolvido pela Seara.com e pode ser aplicado a qualquer organização, independentemente da dimensão ou do sector de actividade.

O IdeaSystem fomenta a motivação interna das bases já que os colaboradores reforçam o seu sentimento de pertença e compromisso face à instituição onde trabalham. Para Miguel Monteiro, presidente do grupo Avanport, “ninguém melhor do que quem executa um trabalho para detectar o que pode ser melhorado”. O empresário acrescenta que “o que se pede são micro-ideias relacionadas com o trabalho que cada colaborador está a desenvolver”.

Neste sentido, o IdeaSystem alinha todas as pessoas no espírito da empresa. “Quando as ideias são aceites e implementadas, os trabalhadores sentem que a sua opinião é tida em conta, que influenciam a gestão e que fazem parte da mudança”, revela Miguel Monteiro.

Em 2004, Miguel Monteiro teve o primeiro contacto com a importância das ideias quando assistia a um seminário na Escola de Gestão do Porto ministrado por Alan G.Robinson, professor da Universidade de Massachusetts, acerca do livro “Ideas are Free”, que escreveu em parceria com Dean M.Schroeder.

O reponsável do grupo ficou entusiasmado e pediu a Alan G. Robinson para dar uma aula aos quinze directores das suas empresas,n CHIP7, Introduxi e Seara.com. Nesse mesmo dia, foi definido um plano de acção. Meio ano depois, em meados de 2005, o Sistema de Ideias Avanport era implementado. Hoje, e após cerca de 4.500 ideias recebidas e mais de 1.800 implementadas, as três empresas sentem a eficácia do sistema, percebendo a importância de cada um sentir-se parte do projecto, contribuindo activamente para a sua melhoria.

De acordo com Alan G. Robinson, “em cada dia, em todo o mundo, milhões de empregados identificam problemas e oportunidades que as suas chefias não conseguem ver”. Relativamente à possível recompensa dos colaboradores, Robinson defende que as ideias não devem ser pagas, já que isso implica que se perca tempo a avaliar quanto vale cada uma delas e depois ter-se-ia de explicar porque é que uma vale mais do que outra. Para além disso, as pessoas começavam a centrar-se no prémio e não no trabalho, sendo que a mais-valia do IdeaSystem reside no facto de criar união empresarial e eficácia organizativa. Se a empresa lucrar mais, os colaboradores também são beneficiados.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos