Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Consumidores mais confiantes e responsáveis impulsionam comércio online
2010-03-23

A proliferação de novos mercados na esfera online é reveladora de uma mudança de comportamentos que dá a conhecer um novo tipo de consumidor,um “consumidor-actor” informado, disposto a desviar-se dos canais de distribuição clássicos para maximizar o seu poder de compra.

Esta é uma das principais conclusões da última edição do estudo O Observador Cetelem. De acordo com estudo, se em tempos o comércio online era um apanágio dos mercados clássicos da cultura ou da electrónica de lazer, cujo crescimento teve origem em sites de distribuição “pure players”, hoje o “e-comprador” tem ao seu dispor uma maior oferta de produtos e serviços que surgiram como resposta a um consumidor mais confiante e habituado ao acto da compra online.

Parte do crescimento deste mercado deve-se, em grande medida, a uma tendência crescente para a troca comercial de produtos usados. A livre comercialização de produtos via Internet não só veio fomentar o consumo de produtos em segunda mão, como também vendê-los, dispensando assim intermediários, quer sejam físicos ou virtuais. Esta nova forma de reciclagem lucrativa diz respeito a uma gama de produtos cada vez maior, embora os montantes permaneçam moderados. Segundo O Observador, os mais visados são sobretudo, por agora produtos baratos, como livros ou pequenos produtos de electrónica. Não obstante, os mercados de segunda mão permitem fazer economias ou até mesmo ganhar dinheiro e são, acima de tudo, o novo símbolo de um “consumidor-actor” informado, disposto a desviar-se dos canais de distribuição clássicos para maximizar o seu poder de compra.

Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos