A João Crisóstomo Figueira da Silva/Euronics fez saber que estavam todos bem, apenas com algumas situações de perdas ao nível material.
Vitor Silva, administrador da empresa, agradece em seu nome e no de todos os colaboradores e respectivos familiares aos inúmeros colegas e amigos que têm manifestado a sua solidariedade.
O Regimento de Infantaria N.º 3 está a recolher roupas e mantimentos para os desalojados lá acolhidos e "com o vosso apoio e com a força de Povo Ilhéu que somos, iremos ultrapassar todas estas situações," afirma Vitor Silva.
Vitor Silva enviou algumas fotos da catástrofe da Madeira.
Comerciantes estimam cinco milhões de euros de prejuízos
A Associação do Comércio e Serviços, que representa a maior associação empresarial da Região Autónoma da Madeira, com cerca de 1.400 empresas, estima que o mau tempo registado no sábado tenha provocado um prejuízo de cinco milhões de euros aos comerciantes do Funchal.
Em declarações à agência Lusa, Lino Abeu, dirigente desta associação e também vereador eleito pelo CDS-PP na Câmara Municipal do Funchal, descreveu que "centenas de lojas foram engolidas pela lama, sobretudo na zona nobre, por excelência, do comércio do Funchal. Há lojas danificadas, mercadorias e equipamentos irrecuperáveis".
Lino Abreu defende a criação de uma linha de apoio financeiro, a fundo perdido, para os comerciantes vítimas do mau tempo. O responsável sustenta ainda que "esse fundo deveria compensar, não apenas os prejuízos dos empresários, como também dos seus trabalhadores que não vão poder trabalhar durante os próximos dois, três quatro meses".
Dolce Vita encerrado
Face às más condições atmosféricas que se fizeram sentir na manhã de sábado, o Dolce Vita Funchal tomou a decisão de encerrar o centro comercial por precaução e segurança, seguindo as indicações da Protecção Civil. Foi activado o Plano de Emergência e Segurança do centro comercial, procedendo-se à evacuação atempada de todos os visitantes, lojistas e funcionários, garantindo a sua total segurança.
O Dolce Vita Funchal iniciou no domingo as limpezas do centro comercial, estando a desenvolver todos os esforços, em conjunto com as autoridades regionais e a Protecção Civil, no sentido de repor a normalidade o mais rapidamente possível.