Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
3 insígnias e uma marca do sector destacam-se nas reclamações dos consumidores à DECO
2010-02-09

Worten, Fnac, Nokia e Rádio Popular foram as empresas que mais se destacaram num total de 40.320 contactos de consumidores recebidos pela DECO no sector da compra e venda em 2009.

Segundo avança a associação de defesa do consumidor, numa comunicação publicada no seu site, os defeitos dos bens de consumo continuam a ser muito reclamados na DECO. As dificuldades sentidas pelos consumidores aquando do accionamento das garantias legais não têm diminuído ao longo dos anos e, apesar de existir uma lei que especialmente protege os consumidores, “esta efectivamente não é cumprida pelos agentes económicos”.

Paralelamente, as práticas comerciais desleais continuam também a constituir fundamento de um elevado número de reclamações. “Apesar de existir um diploma que regula esta matéria, sancionando o comportamento dos profissionais, a verdade é que se desconhece quaisquer acções de fiscalização nesta matéria”. Neste âmbito, destacaram-se empresas como a Intertravel, Interpass, Besthouse, Palme Key Club, Munditravel.

Durante o ano de 2009, 381.790 consumidores contactaram os serviços da DECO procurando informação acerca dos seus direitos ou solicitando a intervenção da associação para a resolução de litígios, representando um aumento de cerca de 19 por cento.

As telecomunicações absorvem quase um terço dos protestos. Apesar de existir uma lei que regula os serviços de toques e jogos para telemóveis, em 2009, muitos consumidores contactaram a DECO, uma vez que se viram confrontados com o decréscimo do seu saldo de telemóvel, sem se aperceberem que estavam vinculados a um contrato.

O acesso à Internet continua a ser também dos motivos com mais elevado número de reclamações, bem como os problemas decorrentes dos produtos “triple play”. A DECO recebeu 102.232 contactos de consumidores, destacando-se as empresas do grupo PT, a Zon Tv Cabo, o grupo Sonae e a Vodafone.

Depois das telecomunicações aparece a banca, com 65,7 mil queixas ao longo de 2009.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos