Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sonae reforça liderança no sector da electrónica de consumo
2010-01-27

O negócio de retalho especializado da Sonae viu o seu volume de negócios crescer 22 por cento, para 1,13 mil milhões de euros, em 2009. “Uma subida significativa, apesar de todas as contingências conjunturais”, conclui a Sonae, na divulgação dos resultados das vendas do retalho em 2009, antecipados pela primeira vez pela empresa.

De acordo a Sonae, no quarto trimestre, as vendas do retalho especializado viram o seu desempenho melhorado em dois por cento, o que lhe permitiu terminar o ano com uma redução das vendas, numa base comparável, de apenas três por cento. O crescimento nos formatos têxtil e desporto mitigou o desempenho dos formatos de electrónica, que reflectiram a queda das vendas das categorias de compra discricionária.

Mesmo assim, durante o ano passado, a Sonae garante ter visto reforçada a sua liderança nos sectores de electrónica de consumo e desporto, tendo ainda apresentado um desempenho positivo das operações em Espanha, com níveis de crescimento, numa base comparável, “promissores” e a contribuir com cerca de 13 por cento das vendas de retalho especializado em 2009.

Neste segmento, a Sonae abriu 55 novas lojas em Portugal e 22 em Espanha, que é já responsável por 56 por cento do crescimento no ano passado.

No negócio de retalho de base alimentar, por sua vez, o volume de negócios cresceu seis por cento, para os 3,1 mil milhões de euros. Numa base comparável, as vendas cresceram um por cento, a reflectir um aumento dos volumes transaccionados (+5%). Segundo a Sonae, os formatos Continente e Modelo continuaram a ganhar quota de mercado no quarto trimestre, reforçando a posição de liderança no mercado de retalho alimentar. Para a subida neste segmento, contribuiu a abertura de 89 lojas e o investimento em marca própria, que já representava 23 por cento dos bens de grande consumo no final de 2009, assim como a integração das lojas Carrefour adquiridas pelo grupo.

Globalmente, as vendas da Sonae aumentaram nove por cento, acumulando 4,37 mil milhões de euros. A Sonae terminou o ano de 2009 com um total de 832 lojas de retalho e 832 mil metros quadrados de área de vendas, sendo que o retalho de base alimentar contribuiu com um aumentou da sua área de vendas em sete por cento e o retalho especializado em 23 por cento.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos