Estudo “Global Powers of Retaling” vê na Internet um dos maiores desafios e oportunidades para o retalho na próxima década
O retalho multicanal continua a crescer, à medida que mais empresas desenvolvem as suas capacidades de comércio electrónico. Contudo, as vendas online ainda representam uma pequena percentagem das vendas, detecta a edição de 2010 do “Global Powers of Retailing”, o estudo desenvolvido pela Deloitte em parceria com a revista Stores sobre as maiores potências do retalho mundial.
Em média, as vendas online representam 6,6 por cento das vendas totais dos 100 maiores retalhistas mundiais. No sector dos Fast Moving Consumer Goods (FMCG), onde se incluem as empresas de base predominantemente alimentar, a quota do online não vai além dos 0,9 por cento.
Contudo, alerta Ira Kalish, director da unidade de Consumer Business da Deloitte Research nos Estados Unidos, “a Internet vai representar um desafio e uma oportunidade ainda maiores para o retalho na próxima década. Os retalhistas têm de assegurar a sua estratégia multicanal para capitalizar uma nova geração de consumidores experientes neste meio e que estão a migrar para a Internet”.
O consultor chama ainda a atenção para um número cada vez maior de retalhistas que estão a lançar campanhas de marketing online direccionadas, com ofertas ou promoções especiais, através dos seus websites ou das redes sociais. “As redes sociais irão aumentar a transparência na indústria de retalho, dando aos consumidores um maior acesso a informação sobre as empresas, os seus produtos e preços. Esta tendência pode, potencialmente, ‘ameaçar’ as margens ao fazer baixar os preços para o nível dos dos retalhistas mais ‘desesperados’. Mas também proporciona grandes oportunidades, abrindo novos pontos de comunicação com os consumidores”.
Um pouco por todo o mundo, cada vez mais pessoas aderem às redes sociais. Os portugueses não são excepção e, de acordo com os resultados do estudo Netpanel da Marktest, o domínio hi5.com foi o que registou um maior número de visualizações (5,3 mil milhões) e ao qual os internautas nacionais dedicaram mais tempo (31 milhões de horas) durante o ano de 2009, considerando a navegação realizada a partir do lar. O domínio hi5.com foi ainda líder em tempo despendido por utilizador, com 10 horas e cinco minutos ao longo do ano.
Saiba mais pormenores na próxima edição da Rm-Revismarket.