O Consumer Electronics Show (CES) abriu hoje, dia 7 de Janeiro, as suas portas em Las Vegas.
Organizado pela Consumer Electronics Association (CEA), este concentrado de inovação prolonga-se até ao próximo domingo com o espaço de exposição completamente lotado por 2.500 empresas.
Se o ano de 2009 foi o do boom do iPhone, este ano poderá ser o da intensificação da concorrência no sector dos smartphones, dos LCD’s e dos vídeojogos. Na tarde de ontem, na abertura do certame protagonizada por Steve Ballmer, o homem forte da Microsoft, a gigante norte-americana apresentou alguns detalhes do seu projecti Natal, um novo sistema de entretenimento capaz de reconhecer os movimentos do utilizador pela incorporação de uma câmara, fugindo à solução do comando da Wii.
Entre as grandes tendências do CES 2010 estão também os Tablet PCs. Neste domínio, segundo o New York Times, espera-se que a Microsoft anuncie um destes modelos, para concorrer com a nova coqueluche da Apple, o iSlate, com o qual esta fabricante pretende reeditar o sucesso do iPhone mas desta vez no campo dos Tablet. Também se espera que a HTC anuncie um novo modelo com o sistema operativo Chrome da Google.
Outra das grandes tendências do CES 2010 é a mutação dos netbooks. De acordo com o jornal Les Echos, o mercado pode vir este ano a contar com novos protagonistas, esperando-se que o Google lance o seu próprio netbook e a emergência dos smartbooks, a meio caminho entre o netbook e o smartphone e com funcionalidades 3G.
2010 poderá ser também o ano do 3D, antecipando-se no CES muitas novidades neste domínio. No campo dos televisores, já do domínio público a chegada, este ano, de propostas da Samsung, da LG e da Panasonic. Seguem-se agora outras famílias de produto a integrar esta tecnologia, como os leitores Blu-ray, enquanto que marcas como a LG e a Sharp estão concentradas em criar televisores que dispensem a utilização de óculos para desfrutar das imagens 3D.