Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Trabalhadores da grande distribuição desmarcam greve de dia 24
2009-12-22

As grandes superfícies vão estar totalmente operacionais na próxima quinta-feira, dia 24 de Dezembro, depois dos sindicatos terem retirado o pré-aviso de greve.

Segundo noticia o Económico, citando Manuel Guerreiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), a decisão de desconvocar a greve se prende com a convicção de que a proposta da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) da semana de 60 horas irá ser retirada. "Tivemos uma reunião informal com a APED e foi dito que era uma proposta negocial, como outra qualquer, e que a nossa oposição não inviabilizava que se prossiga com as negociações, nomeadamente na questão dos salários", adiantou ainda Manuel Guerreiro.

Segundo o sindicalista, a APED já tinha enviado uma carta na passada semana ao sindicato onde já apresentava estes argumentos. Manuel Guerreiro avançou ainda que "as empresas estão a fazer comunicados e a fixá-los nos locais de trabalho dizendo que não há razão para a greve porque a proposta não vai para a frente".

Entretanto, em carta enviada ontem, dia 21 de Dezembro, às redacções, a APED dava conta que a reunião agendada para esta segunda feira com a FEPCES teria sido cancelada. Numa cópia da missiva enviada ao sindicado que foi dada a conhecer às redacções, a APED refere que, dada a ausência de resposta à carta enviada à FEPCES na passada sexta-feira, dia 18, e não tendo a associação sido informada, à data de envio da carta de ontem, da desconvocação da greve, considerava “não existirem as condições necessárias para retomar o processo negocial” do contrato colectivo de trabalho, cancelando a reunião agendada.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos