Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Jerónimo Martins perde processo na Polónia
2009-12-16

A Jerónimo Martins perdeu o processo que tinha movido contra antigos fornecedores e a Associação dos Prejudicados pela Rede Biedronka, a cadeia de retalho detida pelo grupo português na Polónia, em que alegava atentado ao bom nome.

Segundo noticia o jornal “i”, em causa estavam acusações de não pagamento de horas extraordinárias, represálias contra os trabalhadores e “dumping”, entre outras.

Depois de ouvir as testemunhas e analisar as provas, o Supremo Tribunal polaco decidiu contra a Jerónimo Martins. O processo já tinha antes passado pelos tribunais polacos de primeira e segunda instância, que também decidiram contra as pretensões do grupo português, avança o “i”, citando o diário "Rzeczpospolita Polska". Nas conclusões dos tribunais polacos, a Biedronka mantinha práticas ilegais em prejuízo dos fornecedores, obrigava os colaboradores com salário e contrato de part-time a fazer horário completo, raramente pagava horas extraordinárias, proibia idas à casa de banho nas horas de trabalho e infringia recorrentemente as regras de higiene e segurança.

Questionada pelo “i” sobre a decisão do tribunal, a Jerónimo Martins reagiu aformando que “pauta a sua actuação pelos mais elevados princípios éticos” e lembra que “sempre houve, e continuará a haver, conflitos de interesse que podem obrigar o grupo a recorrer aos tribunais”. A Jerónimo Martins disse ainda que apenas mantém conflitos com 0,2 por cento dos seus colaboradores polacos, enquanto na Polónia a média de litígios das empresas é com dois por cento dos respectivos trabalhadores. A Jerónimo Martins apontou também que a Biedronka ganhou "recentemente" o ranking do retalho das "Entidades Patronais mais Confiáveis", dada a sua política social e de formação.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos