A Sonae anunciou ontem, dia 9 de Novembro, a entrada da consultora em gestão de retalho Christine Cross no seu Conselho de Administração, como membro não executivo independente.
A nomeação de Christine Cross é, segundo a Sonae, motivada pela sua experiência em internacionalização, especialmente na área do retalho, uma vez que desempenhou funções no operador inglês de retalho Tesco. “Sendo a internacionalização uma das prioridades estratégicas da Sonae, o Conselho de Administração é assim reforçado com competências que certamente serão importantes para cumprir o objectivo de aumentar a sua presença fora do país e transformar-se num operador mundial de referência na área do retalho. A ambição da Sonae é que, em 2012, 25 por cento do volume de negócios e 35 por cento dos activos estejam ligados a operações internacionais”, avança a empresa em comunicado.
Christine Cross entrou para o grupo Tesco em 1989, como chefe de Serviços de Apoio ao Consumidor, com a responsabilidade de desenvolver a etiqueta nutricional das embalagens de marca própria, de forma a complementar a estratégia de alimentação saudável promovida pela empresa. No ano seguinte, assumiu a direcção da divisão de Serviços Técnicos, onde liderou o projecto de desenvolvimento da marca própria da Tesco. De 1998 a 2002, assumiu o cargo de directora mundial de compras no sector não alimentar, tendo elaborado e implementado uma estratégia de “global sourcing” no Reino Unido, República da Irlanda, Europa Central e Ásia. Entre 2002 e 2003, foi directora de Desenvolvimento de Negócios do grupo, com a responsabilidade de expansão dos negócios na Europa, em países como a Rússia, Turquia, Grécia, Dinamarca, Roménia, Bulgária, Croácia e também na Índia. Tem uma vasta experiência enquanto administradora não executiva em empresas presentes no FTSE. Actualmente, entre outros cargos de consultadoria em diversas empresas, é administradora não executiva da Premier Foods plc, Next plc e Sobeys Inc Canada. Professora convidada da universidade de Ulster, de 1997 a 2003, a administradora acumula cargos de consultoria em organizações como a DCS Europe, a Warburg Pinus Private Equity e a PWC.
Com esta nomeação, o Conselho de Administração da Sonae aumenta de nove para dez elementos.