Entre Janeiro e Dezembro de 2008, as empresas associadas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) recolheram e encaminharam para valorização cerca de 126.475 toneladas de resíduos, valor que corresponde a um acréscimo de 33 por cento relativamente a 2007.
Dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) as associadas APED encaminharam para valorização cerca de 3.580 toneladas.
Luís Vicente Dias, presidente da APED, destaca que “estes resíduos correspondem a 99 por cento das recolhas realizadas nas instalações das nossas associadas em 2008, o que revela bem o empenho e cuidado colocados por todos nesta tarefa”.
De modo geral, todas as categorias de resíduos encaminhados para valorização sofreram um acréscimo face a 2007, o que se deve à realização de campanhas para reforço da sensibilização ambiental junto dos consumidores, à adopção de boas práticas ambientais por parte dos colaboradores e à abertura de novas lojas de associadas da APED.
O ano de 2008 registou um aumento significativo da recolha de REEE (+152%), de baterias (+165%) e de óleos alimentares usados (+93%), além de se ter quantificado, pela primeira vez, o valor referente ao metal recolhido selectivamente e que totalizou mais de 300 toneladas.
Em 2008 foram recolhidos nas lojas das associadas da APED cerca de 31 por cento do total das pilhas recolhidas (147 toneladas) pela entidade gestora competente, a Ecopilhas.