A OKI viu a sua posição no mercado profissional reforçada no recente relatório da IDC Quarterly Market Tracker e referente ao acumulado do primeiro semestre deste ano.
Apesar da tendência generalizada de queda no mercado de impressão, este relatório destaca a subida da OKI em alguns dos segmentos de mercado e aponta uma clara vantagem da empresa, que lidera os segmentos laser profissional A3 (cor) e A4 (cor e mono). Igualmente, a marca mantém uma posição de destaque no segmento de impressoras matriciais com 43 por cento de quota.
A empresa registou um significativo domínio no sector de impressão laser cor A3, no qual possui uma quota de mercado de 62 por cento, uma subida de seis pontos percentuais face ao período homólogo de 2008. “A nossa quota de mercado na área de laser A3 tem-se mantido elevada e demonstra a confiança que as empresas têm na OKI, bem como a qualidade das nossas soluções e a excelência do nosso canal fidelizado, o que faz que mantenhamos a liderança deste sector há algum tempo”, avança Carlos Sousa, director geral adjunto da OKI.
A liderança da empresa é visível igualmente no segmento de impressão laser cor A4 profissional, que reúne as impressoras laser cor A4 com performances superiores a 21 páginas por minuto (ppm). Neste segmento, a OKI conseguiu 49 por cento das vendas do mercado, com uma diferença de mais 30 pontos percentuais do seu concorrente mais directo. “Se considerarmos o mercado total de impressão laser cor A4, e tendo em consideração que 50 por cento do mesmo engloba o segmento doméstico, onde até ao momento não nos inseríamos, a nossa posição é bastante positiva e motivadora”, adianta Carlos Sousa. “Por isso, em breve, esperamos poder ter novidades para o segmento de consumo, que certamente elevarão os nossos resultados no total deste mercado”, continuou.
Para este segundo semestre e face aos bons resultados da empresa, a estratégia da OKI “irá manter-se, com a entrada no mercado de consumo, a continuidade do enfoque no mercado profissional e um reforçar contínuo do relacionamento da marca com o canal de distribuição e revenda nacional”, revela o executivo da OKI. “O objectivo será manter ou até aumentar o domínio nos segmentos de impressão profissional e marcar alguma presença, ainda que não central em termos de negócio, nos de consumo com produtos que apresentarão certamente uma boa relação qualidade/preço”, conclui.