Em Junho deste ano, os colaboradores da Whirlpool, em Poprad, em conjunto com a Habitat for Humanity e a organização ETP Eslováquia, puseram em marcha o programa Global Village, para a construção de lares para as famílias mais desfavorecidas da Moldava nad Bodvou.
A etapa final do projecto proporcionará apartamentos para as famílias com necessidade de abrigo, até finais deste ano. “Apreciamos a motivação, o compromisso da equipa e o seu esforço para a construção destas casas. Estamos extremamente gratos à Whirlpool e aguardamos ansiosamente pela realização de várias acções conjuntas no futuro”, comentou Robert Vlasic, tesoureiro da Habitat for Humanity para a Europa e Ásia Central.
Este ano, a equipa de voluntários da Whirlpool foi a primeira a participar na construção de casas para as famílias menos afortunadas da Eslováquia. Não obstante, a Whirlpool já colaborou anteriormente noutras acções nesta zona. Em 2007, um colaborador da fábrica de Poprad participou na iniciativa pan-europeia da Habitat for Humanity para a construção de casas na Hungria e, em 2008, nove voluntários de Poprad ajudaram a construir casas para 12 famílias na Polónia.
A Whirlpool Corporation apoiou a Habitat for Humanity no apoio às famílias sem lar durante uma década e, em 2004, alargou a sua parceria através de iniciativas por toda a Europa. Nesse mesmo ano, a Whirlpool introduziu a Ericsson Sony WTA como parceiro. Até à data, a Whirlpool já contribuiu para a construção, renovação e reabilitação de cerca de 6.500 casas na Europa e Ásia Central.