Tecnologia de self-service checkout é um os poucos “vencedores” da crise económica
Uma nova pesquisa do Planet Retail revela que a tecnologia de self-service checkout é um dos poucos vencedores na crise económica corrente.
O Planet Retail prevê que o número de lojas em todo o mundo com algum tipo de tecnologia self-service checkout vá triplicar até ao final de 2013.
De acordo com o estudo, num ambiente económico difícil, os retalhistas direccionaram os seus investimentos em tecnologia, procurando estratégias de redução dos custos e de alocação mais eficiente dos seus recursos humanos, sem sacrificar os níveis de satisfação dos clientes. “Para os consumidores, as filas nas caixas de pagamento é uma das experiências mais frustrantes que podem ter numa loja”, explica Björn Weber, Research Director Retail Technology do Planet Retail. Consequentemente, “players” importantes do retalho mundial, como o Carrefour e a IKEA, começaram a implementar self-service checkouts, a um ritmo mais acelerado, nas suas redes de lojas.
Uma outra prova desta tendência crescente é a sua maior implementação nas lojas do sector não alimentar e, pela primeira vez, em pontos de venda dos mercados emergentes.
Contudo, nem todas as iniciativas foram um sucesso. O estudo também explorou os falhanços de alguns projectos nos últimos 12 meses. “Nem a melhor tecnologia tem sucesso se as novas formas de self-service forem mal comunicadas aos clientes e funcionários”, explica Björn Weber.