Segundo os resultados do estudo Fonebus da Marktest, a maioria dos portugueses compra material escolar no hipermercado.
50,2 por cento dos inquiridos aponta o hipermercado como o tipo de loja onde fez estas compras, 37,3 por cento referiu a papelaria, 18,7 por cento o supermercado e 3,8 por cento as lojas discount. Houve ainda 10 por cento de referências a outros tipos de lojas.
Entre as razões de escolha do hipermercado como local de compra de material escolar, o preço mais barato assume a liderança, referido por 44,8 por cento dos indivíduos que aí realizaram essas compras. A maior variedade e facilidade de escolha foi apontada por 21,9 por cento deles e o facto de ter juntado as compras de casa com estas foi indicado por 21 por cento.
Já quando analisadas as razões de escolha da papelaria, o factor proximidade é o mais relevante, sendo referido por 21,8 por cento dos inquiridos que aí fizeram compras de material escolar. O facto de aí existir material que não há noutros locais, bem como o hábito, foram referidos por 15,4 por cento destes entrevistados, havendo ainda 11,5 por cento que referiu o facto de ter desconto e de aí ser mais barato.