O estudo Netpanel da Marktest contabilizou 2,603 milhões de internautas portugueses que navegaram, a partir de casa, em sites de comércio, no primeiro semestre de 2009, o que corresponde a 63,2 por cento dos internautas nacionais.
Tal como no primeiro semestre de 2008, a loja online da Vodafone liderou em utilizadores únicos, mas foi no site da Fnac que os internautas visualizaram mais páginas e passaram mais tempo. O loja.vodafone.pt recebeu 815 mil visitantes diferentes durante o semestre. Em segundo, em número de utilizadores únicos, ficou o site da La Redoute, com 789 mil, seguido do da Worten, em terceiro, com 735 mil utilizadores únicos.
Em páginas visitadas, o site da Fnac liderou com quase 31 milhões. Em segundo ficou o da La Redoute, com 20 milhões e em terceiro ficou o da Worten, com 17 milhões de páginas.
Em tempo despendido, estes três lugares mantêm-se, com o site da Fnac a liderar, com mais de 227 mil horas de navegação, seguido do da a Redoute, com 196 mil horas e do da Worten, com 147 mil horas.
Neste período, foram visitadas mais de 203 milhões de páginas de sites de comércio, a uma média de 78 por utilizador. O tempo total de navegação nestes sites ultrapassou 1,7 milhões de horas, a uma média de 40 minutos por utilizador. Foi em Março que mais utilizadores acederam a estes sites, num total de 1,410 milhões. Em Janeiro foram visualizadas mais páginas de sites de comércio, 43,5 milhões de páginas, tendo decrescido sistematicamente depois disso, o que constitui o mesmo padrão do período homólogo do ano anterior. Da mesma forma, foi em Janeiro que mais tempo foi dedicado a estes sites na navegação realizada a partir do lar, cerca de 356 mil horas.
Esta análise exclui os sites de leilões e refere-se apenas aos sites de lojas a operar em Portugal ou no estrangeiro.