Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Worten quer liderar também em Espanha
2009-07-24

Os espanhóis já lhe chamam o “Cristiano Ronaldo do Retalho”. Seis meses após a abertura das primeiras lojas, no passado dia 2 de Abril, a Worten assume o objectivo de liderar o comércio a retalho de equipamentos electrónicos, informática e electrodomésticos em Espanha.

Segundo noticia a imprensa espanhola, a Worten quer fechar o ano de 2010 com 15 lojas em território espanhol, com um investimento consolidado que ascenderá aos 50 milhões de euros. A cadeia portuguesa reconhece que está em curso “um forte plano de expansão em toda a Península Ibérica”, quando “o resto das insígnias do sector se prepara para reduzir os seus planos e paralisar o seu crescimento”. No horizonte, estão desenvolvimentos em Toledo e Alicante, assim como, de uma forma generalizada, nas regiões da Estremadura e Andaluzia.

Nesta última comunidade, a Worten conta já com quatro lojas, localizadas em Málaga, Marbella, Mijas e Almería. No total, são já 11 os pontos de venda em Espanha, estando os restantes localizados em Santander, Valencia, Alcalá de Henares, Leganés, Madrid, San Sebastían de los Reyes e Vigo. A última abertura foi precisamente a de Vigo e ocorreu no passado dia 9 de Julho, no parque comercial A Gandariña, com um espaço de 1.200 metros quadrados. Existe ainda uma loja em Barcelona, mas com a insígnia Boulanger.

Em declarações à imprensa espanhola, a Worten afirma que o que a distingue da concorrência é uma “personalidade própria” e outros valores agregados como “o serviço pós-venda, os planos de financiamento, as zonas de entretenimento e de experimentação do produto, um ambiente de loja agradável e uma comunicação positiva com os clientes”. De resto, desde que entrou em Espanha, a insígnia portuguesa é reconhecida por “fazer muito barulho”. Na campanha de abertura das primeiras nove lojas, em Abril, permitiu aos 100 primeiros clientes a chegar a cada um dos pontos de venda fixarem, eles mesmos, o preço do produto que levavam. A campanha foi divulgada na imprensa gratuita, rádio e Internet e teve como rosto Carlos Blanco, uma figura reconhecida do público espanhol pelas suas aparições televisivas e que ficou famoso pela rubrica “Crónicas Marcianas”. Como resultado, esta campanha de abertura captou facilmente a atenção dos consumidores espanhóis e muitos deles optaram por instalar-se à porta das lojas, 24 horas antes da abertura, formando filas de espera consideráveis (veja as imagens dos vencedores e os vídeos do lançamento da Worten em Espanha).

Outro bom exemplo é a sua primeira campanha de saldos em Espanha, ainda em vigor, que, apesar de centrada no exterior, está também marcada pela espectacularidade, tendo como palco privilegiado as principais estações do Metro de Madrid.

O grupo Sonae quer que, em 2012, a operação internacional represente 25 por cento das suas vendas e 35 por cento dos seus activos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos