O E. Leclerc Portugal registou um crescimento de 40 por cento nas vendas de produtos de marca própria Guia e Éco+ no primeiro trimestre de 2009, quando comparado com o período homólogo de 2008.
No último ano, o aumento do consumo deste tipo de produtos registou um crescimento nas vendas na ordem dos cinco milhões de euros, com maior relevância nas lojas E. Leclerc localizadas a norte do país. A Éco+ foi a marca que mais evoluiu em termos de vendas, resultado da redução do custo médio, com o consumo de alimentos congelados a registar o maior aumento, cerca de 35 por cento.
Segundo a insígnia, os preços dos produtos de marca própria E. Leclerc reflectem, em média, uma poupança de 25 por cento comparativamente a produtos de marcas líderes de mercado. “A crise está a mudar hábitos de consumo. Os produtos Guia e Éco+ sempre tiveram uma óptima aceitação por parte dos portugueses, contudo, na procura de preços mais vantajosos, verificamos que a procura é maior, ficando os consumidores fidelizados após certificar a qualidade dos produtos“, refere Jacques de Oliveira, presidente executivo do E. Leclerc Portugal.
A introdução das marcas Guia e Éco+ na cadeira de distribuição do Grupo em Portugal contribuiu para o crescimento de 64 por cento do volume total de vendas da empresa em 2007, face a 2006, e de 55 por cento em 2008. As marcas próprias representam já 15,75 por cento do volume de vendas em Portugal, sendo que o objectivo é atingir os 30 por cento até 2012.
Os produtores nacionais representam 80 por centodos fornecedores do E. Leclerc Portugal, que tem como política negociar directamente com os produtores locais, eliminando intermediários, por forma a conseguir disponibilizar os melhores produtos pelos melhores preços. Actualmente, as marcas próprias do E. Leclerc Portugal, comercializadas em Portugal desde 2007, abrangem mais de 2.700 produtos.