Baby boomers são os consumidores que mais mudaram os hábitos de consumo com a crise
Segundo um estudo realizado pela Directional Insights na Austrália, 49 por cento dos consumidores modificaram os seus hábitos de consumo, estilos de vida e a maneira como compram, devido à crise económica, com o segmento dos “baby boomers” a sofrer a maior alteração de comportamento.
Nesta fase, os consumidores estão mais frugais e a contar cada tostão gasto. O estudo revela que estão a reduzir o dinheiro gasto em cada compra, a privilegiar os bens essenciais e a passar mais tempo em casa, privilegiando o entretenimento doméstico, como a televisão. O uso de listas de compras, o fixar de um orçamento e a compra de marcas nacionais nos supermercados também aumentou.
A pesquisa constatou que são os “baby boomers” o segmento da população que está a mudar mais os seus hábitos de consumo, visitando, com menor frequência, as department stores, adiando as compras das coisas de que gostam e fazendo cada vez mais uso da lista de compras. Também a geração X está a mudar, gastando menos dinheiro em vestuário e saídas e privilegiando as lojas de discount e as marcas nacionais.