Melhores exemplos do comércio e serviços em 2008 distinguidos com os Prémios Mercúrio
Salvador Fernandes Caetano, na categoria de Prestígio, Nuno Venceslau, Frederico Manuel Santos e Filipe Vila Nova conquistaram os Prémios Mercúrio como personalidades de referência no sector do comércio e serviços.
Presentes.pt, Loja das Quasi, Apolónia Supermercados, Boa Boca Gourmet e Livraria Lello foram as empresas premiadas.
Os vencedores do Prémio Mercúrio foram conhecidos no passado dia 21 de Maio, numa gala apresentada por Diogo Infante, no Centro de Eventos Plaza Ribeiro Telles, contando com cerca de 300 convidados, reunindo as principais personalidades do comércio português.
Uma iniciativa conjunta da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e da Escola de Comércio de Lisboa (ECL), o Prémio Mercúrio visa dignificar o que de melhor se faz no sector do comércio e serviços. Nesta sua primeira edição, contemplou o percurso de pessoas e empresas do sector, ao longo do ano de 2008.
Salvador Caetano foi o grande homenageado da noite. Aos 83 anos, foi contemplado com o Prémio Mercúrio Prestígio e viu, desta forma, reconhecidos uma carreira dedicada à dinamização e inovação do comércio em Portugal, o seu empreendedorismo e a responsabilidade social que imprime ao que considera ser “um Grupo de pessoas”. O prémio, concebido pela designer de jóias Maria João Bahia para esta iniciativa, foi entregue por Joaquim Ferreira do Amaral, presidente do Júri do Prémio Mercúrio, a um representante do fundador do Grupo Salvador Caetano, que transmitiu uma reconhecida mensagem de agradecimento do galardoado.
Na área de personalidades, Nuno Venceslau (Illico Obras e Remax Expo) foi o vencedor do prémio na Categoria de Formação & Carreira Profissional. Coube a Piedade Redondo Pereira, directora da ECL, entregar o Prémio Mercúrio a Nuno Venceslau, que o partilhou simbolicamente com os restantes nomeados e com a sua família.
Frederico Manuel Santos, da República das Flores, conquistou o prémio na categoria de Jovem Empresário. Pedro Almeida Freire, vice-presidente da CCP, entregou o prémio da categoria de Jovem Empresário ao fundador da República das Flores, que se mostrou emocionado e referiu estar já a desenvolver novos projectos, para os quais espera encontrar apoio.
Por sua vez, Filipe Vila Nova, CEO do Grupo Irmãos Vila Nova, recebeu o Prémio Mercúrio para a Personalidade do Ano de Pedro Feist, vereador da Câmara Municipal de Lisboa em representação de António Costa, aproveitando a ocasião para deixar uma mensagem positiva aos empresários portugueses, que convidou a terem também sucesso.
No que se refere a empresas, os Prémios Mercúrio foram para o portal presentes.pt (www.presentes.pt), na categoria de Comércio Online; para a Loja das Quasi de Vila Nova de Famalicão, na categoria de Comércio Não Alimentar; para a Apolónia Supermercados de Albufeira, na categoria de Comércio Alimentar; para a Boa Boca Gourmet de Évora, na categoria de Novos Conceitos e para a Livraria Lello do Porto, na categoria de Lojas com História.
O prémio da categoria de Comércio Online foi entregue por Amadeu Paiva da UNICRE, patrocinador principal desta iniciativa. O proprietário do portal presente.pt não quis deixar de sublinhar que “o mercado está mudado” e que o comércio online é cada vez mais dinâmico. O seu portal trabalha já com 900 lojas a nível nacional, oferecendo ao retalho novas perspectivas de negócio.
Mário Lobo, director geral das Actividades Económicas, em representação do Secretário de Estado do Comércio entregou o Prémio Mercúrio na categoria de Comércio Não Alimentar aos proprietários da Loja das Quasi, que se mostraram surpreendidos e honrados pelo reconhecimento que entidades de referência do sector escolheram fazer de um projecto que é, afinal, ainda muito recente.
O representante da Apolónia Supermercados recebeu o Prémio Mercúrio na categoria de Comércio Alimentar das mãos de Carlos Vieira, presidente do Conselho de Gerência da ECL, seguindo-se a entrega do Prémio Novos Conceitos aos mentores do Boa Boca Gourmet, que não esconderam a sua emoção ao recordar o conceito de design + food que lhes garantiu este prémio, recebido das mãos de José António Silva, presidente da CCP.
A Manuel Damásio, presidente do Conselho de Administração do Grupo Lusófona, coube a entrega do Prémio Mercúrio aos actuais proprietários da Livraria Lello, que fizeram questão de sublinhar que a sua liderança conta apenas 15 anos e que o prémio é para um percurso iniciado em 1881, e trilhado com dedicação, por sucessivas gerações.
O evento prolongou-se pela noite dentro, incluindo um jantar de gala e diversos momentos de bailado e música, com destaque para a actuação da fadista Joana Amendoeira, que recebeu o prémio “Amália Rodrigues 2009” com o seu álbum “Joana Amendoeira & Mar Ensemble”.