A revista Exame Informática premiou a Epson Portugal pela sua responsabilidade ambiental.
Os prémios anuais da Exame Informática pretendem distinguir as empresas e produtos que se destacaram no ano anterior. Assim, e com referência ao que de melhor se fez em 2008, a Epson foi distinguida com o prémio "Responsabilidade Ambiental" pelo seu projecto de Biodiversidade na Serra da Gardunha.
A Epson lançou no ano passado uma iniciativa que tem por objectivo restaurar a biodiversidade da Serra da Gardunha, no Fundão. A Epson irá trabalhar com parceiros locais para restaurar a paisagem e vida selvagem, ambos devastados pelos graves incêndios florestais de 2003 e 2005.
A Epson Gardunha Biodiversity Initiative faz parte da Epson Environmental Vision 2050, um compromisso ambiental abrangente que também inclui a redução em 90 por cento de todas as emissões de CO2 da empresa até 2050.
O projecto irá reintroduzir vegetação variada que, enquanto pouco viável do ponto de vista da florestação comercial, irá criar um habitat mais sustentável para uma vasta diversidade de flora e fauna. Espécies de árvores autóctones de folha caduca (castanheiro, carvalho e sobreiro) serão plantadas junto de outras espécies locais como o medronheiro e o pinheiro. A protecção da abrótea Asphodelus bento-rainhae, endemismo lusitano exclusivo deste sistema montanhoso, será assegurado. O objectivo é reavivar as florestas tradicionais e restaurar o habitat vital de mamíferos, aves, insectos, répteis, anfíbios e peixe tradicional da montanha, que no passado poderiam ser encontrados em abundância.
A Epson espera que o local abrangido pelo projecto, que já pertence à lista portuguesa de SICs (Sitíos de Importância Comunitária) da rede Natura 2000, se torne numa IBA (Important Bird Area/Áreas Importantes para Aves) e está a considerar o apoio a outras iniciativas europeias.