À medida que a eBay está a aumentar a quantidade de produtos vendidos através de preço fixo, em vez de no tradicional processo de leilão, está a atrair a atenção de cada vez mais retalhistas para venderem os seus produtos através desta plataforma global.
Na sua intervenção durante o World Retail Congress, John Donahoe, presidente e director executivo, sublinhou que a eBay não é um retalhista, mas apenas uma plataforma para a venda online de produtos, sendo por isso atractiva para retalhistas de todo o mundo a usarem como mais um canal. “Inicialmente, a eBay atraiu retalhistas de pequena e média dimensão, mas nos últimos anos apostámos em trazer para esta plataforma os grandes retalhistas, que aqui podem vender o que não conseguem nas lojas. A eBay é um excelente canal para a venda de artigos de fim de estação, de colecções ou gamas anteriores, semi-novos e descontinuados”.
Cada vez mais os consumidores compram no eBay produtos de preço fixo. Há cinco anos, dois terços das vendas eram feitas através de leilão, mas agora apenas 50 por cento resultam deste processo.
John Donahoe encara esta tendência como resultado do esbater das fronteiras entre o mundo online e o offline. “Estes mundos estão a convergir devido ao comportamento do consumidor. Os clientes querem que quebremos as barreiras”.