A Apple Retail foi considerada a Retalhista do Ano nos World Retail Awards 2009, prémios que visam premiar os melhores exemplos de retalho mundial, ao nível da inovação e criatividade. Numa parceria com a Oracle, estes prémios são entregues à margem do World Retail Congress, o evento que junta todos os anos os líderes de retalho mundial.
A cerimónia de entrega dos galardões decorreu na noite de 7 de Maio, no Museu Nacional de Arte da Catalunha. A Apple Retail venceu numa categoria onde também estavam a votação a Aldi, o Grupo Pão de Açúcar, a Fast Retailing, a Primark e a Wal-mart e que visa distinguir os retalhistas que tiveram um ano excepcional e que mostraram uma forte performance financeira e inovação ao nível do produto e das lojas, com uma aceitação comprovada por parte dos consumidores.
Na gala foi também distinguida a Inditex (Zara), como o Retalhista Multi Mercado do Ano. Esta categoria visa reconhecer os retalhistas que conseguem ser bem sucedidos em múltiplos países e se destacam como um expoente mundial do retalho internacional. A Inditex conseguiu sobrepôr-se a retalhistas como a Aldi, a Fast Retailing, a Koton, a Mothercare e o PPR, os outros finalistas desta categoria.
Já a chinesa Wumart Stores arrecadou o troféu de Retalhista de Mercado Emergente do Ano, numa categoria onde os juizes premeiam os exemplos de inovação e desenvolvimento estratégico, enquanto a Zappos.com foi considerada de E-Retalhista do Ano, pela sua compreensão da Internet, dos seus clientes e pelo desenvolvimento online da sua marca.
Na categoria que foca o trabalho dos retalhista para assegurar que as suas marcas e a sua empresa cumprem os mais elevados standards de responsabilidade social, o Retalhista Responsável do Ano, o prémio foi para a Migros, enquanto que a distinção do melhor conceito de design foi para a NikeTown, em Londres.
Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.