Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Maior shopping do país é inaugurado hoje à noite
2009-05-06

É hoje, dia 6 de Maio, inaugurado, no concelho da Amadora, o Dolce Vita Tejo, o maior centro comercial do país, com 122 mil metros quadrados.

No total, o novo shopping da responsabilidade da Chamartín Imobiliária, que representa um investimento de mais de 400 milhões de euros, vai incluir 294 lojas e uma praça de alimentação com 30 restaurantes, além de nove mil lugares de estacionamento gratuito e um edifício de escritórios com 15 mil metros quadrados. Jumbo e loja Box, Worten, Worten Mobile e Book.it, o projecto de livraria da Sonae Distribuição, Staples e três lojas El Corte Inglés são alguns dos pontos de venda que vão ancorar o novo centro comercial.

No maior shopping de Portugal, o Grupo Auchan abre também uma das suas maiores lojas do país. O hipermercado Jumbo da Amadora representa a 28.º loja do grupo em Portugal e a 20.ª com a insígnia Jumbo. O hipermercado significou um investimento de 37 milhões de euros e cria 430 postos de trabalho. Tem uma área de venda de 10 mil metros quadrados e uma loja Box com cerca de 2.000 metros quadrados. Este novo espaço tem também disponível o novo conceito “self discount”, que permite ao cliente comprar produtos avulso, a um preço mais baixo, e escolher e ajustar a quantidade comprada às necessidades reais. Nesta nova área de negócio, o Grupo Auchan tem, no mesmo espaço, produtos provenientes das diversas secções do hipermercado. É também no Jumbo da Amadora que, até ao final do ano, vai surgir a primeira creche do Grupo Auchan.

É também no Dolce Vita Tejo que a Staples abre a sua primeira loja num centro comercial. O novo espaço, de 2.754 metros quadrados de área coberta, resultou de um investimento de cinco milhões de euros e vai gerar 40 postos de trabalho, directos e outros tantos indirectos. Este ponto de venda vai também integrar duas store-in-store, a Staples Mobile e a Staples Art Store.

Já os espaços do Grupo El Corte Inglés vão ocupar uma área de cinco mil metros quadrados e representam um investimento de cinco milhões de euros. As insígnias a abrir são um Centro de Oportunidades El Corte Inglés, a loja de moda Sfera e o centro de assistência e venda de telemóveis Telecor. Nas três lojas o grupo criou 55 novos postos de trabalho.

O Dolce Vita Tejo terá como tema dominante na decoração as quatro estações do ano. A cobertura será feita de um material que permite a passagem de luz natural. No exterior, o shopping sobressai também pela maior praça coberta da Europa, com uma dimensão próxima da Praça dos Restauradores, em Lisboa, onde estão previstos grandes eventos, como concertos e desfiles de moda.

Uma das grandes novidades do Dolce Vita Tejo é o Kidzania, o primeiro parque temático focado nas crianças. Este projecto representa para a Chamartín Imobiliária um investimento de 15 milhões de euros e vai criar 170 postos de trabalho. Prevê receber 350 mil visitantes no primeiro ano de funcionamento, sendo que o objectivo sobe para os 500 mil até 2012.

A KidZania baseia-se no conceito de “edutainment”, regendo-se pelo princípio de “brincar aos adultos” numa cidade feita à escala dos mais pequenos e que ocupa uma área de 6.500 metros quadrados. Cada estabelecimento é patrocinado por uma marca, que colabora no desenvolvimento dos pavilhões e na definição dos conteúdos, enriquecendo as actividades e conferindo um maior realismo ao conceito.

Associadas à KidZania Lisboa estão empresas como a Caixa Geral de Depósitos, GALP, CTT, SIC, Visão, Expresso, Johnson & Johnson, Select Vedior, CIN, RFM, Plátano Editora, McDonald’s, Compal, Sony, Olá, Nestlé, Optimus, Continente, Clix, INEM, PSP, Sociedade Ponto Verde, entre outras. O espaço do Continente, por exemplo, com uma área de mais de 60 metros quadrados, é uma réplica de uma loja onde estão representadas as áreas de padaria, peixaria, talho, mercearias e área de produtos para a casa e higiene pessoal, onde seis crianças em simultâneo podem desempenhar as quatro profissões ali existentes, a de operador de caixa, a de repositor e a de funcionário da padaria e peixaria. A loja está preparada para proporcionar não só uma experiência única, como também para transmitir, dentro do conceito da KidZania, valores pedagógicos como a importância do dinheiro e as suas implicações. O Continente irá ainda desenvolver uma acção cujo principal objectivo é, por um lado, a sensibilização para a gestão do orçamento e, por outro, promover a importância de uma alimentação saudável.

A poucos quilómetros de outros shoppings, como o Centro Comercial Colombo ou o Odivelas Shopping Center, mas numa prova do que o sector continua em força, o Dolce Vita Tejo vai dar emprego a cerca de cinco mil pessoas. A este respeito foi mesmo assinado um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora.

A abertura oficial das portas está agendada para amanhã, dia 7 de Maio, pelas 10 horas da manhã, esperando-se, da parte dos lojistas, várias promoções para atrair os primeiros visitantes. A Staples, por exemplo, vai oferecer aos primeiros 100 clientes a chegarem à um voucher de 100 euros para compras nesse dia. A campanha de abertura inclui ainda um folheto com promoções diárias, em vigor de 7 a 24 de Maio.

Já a Worten está a promover uma “Corrida à abertura da mega loja Worten no Dolce Vita Tejo” com a oferta de 20 por cento de desconto em talão em todos os produtos, nos dias 7 e 8 de Maio.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos