Fundação PT e Qualcomm promovem integração de cidadãos com necessidades especiais através de soluções tecnológicas avançadas
A Portugal Telecom, através da Fundação Portugal Telecom, e a Qualcomm Incorporated, no âmbito da iniciativa Wireless Reach, associaram-se na promoção da info-inclusão e apresentam, em resultado de uma parceria recentemente estabelecida entre ambas as entidades, um conjunto de projectos que visam, com o apoio de tecnologias móveis avançadas, dotar cidadãos com necessidades especiais de comunicação de ferramentas de integração na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Da panóplia de projectos desenvolvidos pela Fundação Portugal Telecom, no âmbito da sua política de combate à info-exclusão e de integração de cidadãos com deficiência, dois conhecem agora um novo desenvolvimento, o Projecto Estrela e o Projecto Girassol.
Com esta parceria, que assenta na convicção de que as comunicações contribuem para promover uma maior qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, foi possível equipar com smartphones 3G os 16 Centros de Recursos para a Inclusão Digital abrangidos pelo Projecto Estrela e frequentados, em todo o país, por pessoas com deficiência profunda. De salientar que os sistemas disponíveis nestes centros podem, além disso, ser adquiridos à Portugal Telecom ao abrigo do programa de subsidiação da Fundação PT e, ainda, ser comparticipados pelo Sistema Nacional de Ajudas Técnicas da Segurança Social.
Aqueles smartphones 3G, dotados do TMN GRID Mobile, um software facilitador da comunicação aumentativa, com quadros de comunicação, sintetizador de voz e orientado para o envio de SMS, têm não só um papel fundamental ao nível do domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como ainda do ponto de vista terapêutico e do desenvolvimento pessoal e social. José Caturra, com paralisia cerebral, é um exemplo vivo do benefício proporcionado por esta nova solução. Trabalha em regime de Trabalho Protegido nos "7 Ofícios", Centro de Formação Profissional na APPC, para onde se desloca autonomamente todas as manhãs. A partir de agora, apoiado no TMN GRID Mobile, José Caturra dispõe de uma nova ferramenta que o acompanha para onde quer que vá, permitindo-lhe comunicar com maior facilidade, nomeadamente através do envio de SMS.
Com a parceria estabelecida entre a Fundação PT e a Qualcomm, ganha ainda uma maior projecção o Projecto Girassol. Com o propósito de responder às diferentes limitações de pessoas com necessidades especiais, o Projecto Girassol, que tem também como objectivo disponibilizar smartphones e outros equipamentos móveis a pessoas com deficiência profunda sem recursos para adquirir estes terminais pelo valor subsidiado, está especialmente vocacionado para a disponibilização de diferentes tipos de tecnologias, de que se destacam o Tobii, o SICAM e o Magic Eye.
O Tobii, uma espécie de PC integrado num laptop de reduzida dimensão, recentemente doado ao Centro de Desenvolvimento Infantil, tem como finalidade a avaliação das necessidades especiais de crianças com diferentes tipos de deficiência, estando disponível para utilização por parte das mesmas graças à placa 3G de que dispõe. A André Ramos, com 10 anos de idade, portador de paralisia cerebral, o Tobii proporciona também uma maior autonomia, facilitando-lhe a deslocação à escola e a comunicação através da utilização do PC sem a necessidade de teclar com o nariz. Com o SICAM – Sistema Integrado para Comunicação Aumentativa, com placa 3G e software PT GRI–, Rafael Ovalheiro, um jovem com 17 anos de idade, tetraplégico e ventilado resultado de meningite grave na sequência de uma queda de bicicleta, frequenta agora com maior agilidade a sala de aulas, conseguindo aceder à Internet, enviar SMS e controlar mais facilmente a cadeira de rodas em que se desloca. Rosário Sarabando, com esclerose lateral amiotrófica, desempenha com autonomia através do Magic Eye a gestão da sua casa e, acima de tudo, a sua vocação de mãe de uma criança com 9 anos. Apesar de não falar, acede com a ajuda do Magic Eye ao PC para comunicar, sendo mesmo autora do livro “Quero ver o meu filho crescer” e importante dinamizadora de um blog.