O mês de Março voltou a ser negativo para o comércio a retalho espanhol, com as vendas a registarem o 13.º mês consecutivo de queda.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, as vendas desceram 7,6 por cento na taxa interanual a preços constantes, um valor que se eleva para os 9,3 por cento quando expresso em preços correntes, o que representa a segunda maior retracção da série histórica. As vendas de produtos não alimentares diminuíram 6,5 por cento, com os bens para o lar a caírem18,8 por cento.
Apesar de todos os canais de distribuição terem visto as suas vendas caírem no mês de Março, a menor descida foi observada nas grandes cadeias (-3,6%), enquanto as grandes superfícies apresentaram a maior diminuição (-10,6%), seguidas das pequenas cadeias (-5,0%) e do comércio local (-4,6%).
Também o emprego reduziu em quatro por cento, registando a maior quebra desde 2005. Nas pequenas cadeias e nas grandes superfícies, as descidas foram de, respectivamente, 7,1 e 7,5 por cento.