A Sonae Distribuição entregou ontem, dia 15 de Abril, os primeiros 200 diplomas a colaboradores que, ao abrigo do programa Novas Oportunidades, completaram os 9.º e 12.º anos de escolaridade no seu Centro de Novas Oportunidades (CNO).
Este Centro pretende melhorar as qualificações dos mais três mil colaboradores residentes no Grande Porto, mil dos quais já em 2009. “A formação e o desenvolvimento profissional correspondem a um vector essencial da gestão Sonae, promovendo a qualificação dos seus profissionais”, garante José Côrte-Real. Nesse sentido, sublinha o administrador de Recursos Humanos da Sonae, “encarámos o lançamento do Novas Oportunidades, internamente apelidado de Projecto Valorizar Percursos, como uma real oportunidade para melhorar as qualificações dos nossos profissionais. Esse é, aliás, o contexto em que surge este Centro”.
José Côrte-Real acrescenta que “o programa tem sido um sucesso e isso reflecte-se na produtividade das pessoas que colaboram connosco”. Por outro lado, recorda ainda o responsável, “a Sonae Distribuição comprometeu-se, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, a divulgar junto dos seus colaboradores as oportunidades de qualificação disponibilizadas pelo Centro, a encaminhá-los para percursos de maior qualificação e a dar prioridade, na sua actividade formativa, ao desenvolvimento de acções de dupla certificação”.
A Sonae pretende investir continuamente nas competências e na perspectiva de carreira dos seus colaboradores. Daí as horas médias de formação por colaborador terem crescido a uma taxa média anual 27 por cento desde 2001, sendo que em 2008 foi atingido um total global de cerca de 1.400 mil horas de formação.