O Grupo Auchan Portugal alcançou um volume de negócios de cerca de 1.300 milhões de euros (vendas operacionais de 1.434 milhões de euros), em termos consolidados, na actividade hipermercados, em 2008.
Este valor representa um acréscimo de 13 por cento sobre as vendas realizadas em 2007.
O EBITDA IFRS relativo à actividade de hipermercados ascendeu a 71,2 milhões de euros, subindo 1,4 por cento sobre o ano anterior.
No âmbito da expansão do Grupo Auchan Portugal, os investimentos ascenderam a cerca de 108 milhões de euros e os rácios gearing e EBITDA sobre dívida líquida foram de, respectivamente, 28 e 1,1 por cento. “Embora o contexto económico tenha sido difícil, 2008 foi um ano de actividade intensa, tendo este crescimento significativo das vendas sido devido à consolidação de vários factores,” refere Eduardo Igrejas, presidente do Grupo Auchan Portugal em comunicado. De acordo com este responsável, alguns destes factores foi o bom posicionamento de preço, o desenvolvimento das marcas próprias, que aumentaram a sua participação nas vendas, bem como a dinâmica de parceria com os fornecedores, quer na promoção dos seus artigos, quer, por exemplo, no lançamento das suas novidades, tendo os artigos em promoção aumentado a participação nas vendas”. Em 2008, as exportações de produtos portugueses para outras lojas do grupo em França, Espanha, Luxemburgo e Angola ascenderam a 29 milhões de euros.
Paralelamente, o grupo conseguiu um forte desenvolvimento das vendas pela Internet, através do site @Jumbo, que já cobre todo o país, lançou o conceito inovador em Portugal de óptica discount e relançou as lojas de proximidade da insígnia Pão de Açúcar, com um formato essencialmente de discount alimentar.
Ao nível dos recursos humanos, em 2008, o Grupo Auchan Portugal criou mais 864 novos postos de trabalho, o que significou um crescimento de 12 por cento no número de colaboradores, face aos existentes no final do ano anterior. O número de horas de formação foi de aproximadamente 300 mil, o que permitiu atingir o objectivo de uma média de 40 horas de formação por ano por colaborador.
Em termos de desenvolvimento sustentável, 2008 foi também um ano muito positivo para o Grupo Auchan, em que obteve a certificação ambiental (ISO 14001) no Jumbo de Alfragide e no Jumbo de Almada. Implementou caixas verdes em todas as lojas Jumbo, conseguiu um aumento importante de utilização de sacos reutilizáveis, mais 263 por cento, e a diminuição do consumo de sacos não reutilizáveis em lojas comparáveis em 12 por cento, sendo actualmente todos os sacos oxodegradáveis.
Os ganhos originados por estes factores foram, em parte significativa, investidos na redução dos preços de venda, o que, segundo o grupo, levou a que, apesar das margens comerciais terem reduzido devido ao aumento da competitividade, os resultados tivessem crescido em relação ao ano anterior.
Em 2008, foram inauguradas duas lojas Jumbo em Santarém e em Matosinhos, cinco novas lojas Pão de Açúcar em Eiras (Coimbra), Lagoa, Faro, Caldas da Rainha e Guarda, três unidades Saúde e Bem-Estar e duas unidades Óptica e ainda quatro novos postos de combustíveis. Foi também remodelado o Jumbo de Castelo Branco.
Apesar do contexto económico, o Grupo Auchan continuará a apostar em Portugal, no desenvolvimento das suas lojas, contando para 2009 inaugurar mais duas lojas Jumbo, na Amadora e em Guimarães, bem como três lojas Pão de Açúcar e outros postos de venda de combustíveis.
A actividade do Grupo continuou centrada na exploração de hipermercados, existindo 26 pontos de venda no final do ano a operar com as insígnias Jumbo e Pão de Açúcar, às quais se juntam as lojas Box, os espaços Saúde e Bem-Estar, a Óptica Jumbo e os postos de combustíveis Jumbo.