Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Worten entrega 722 novos electrodomésticos a instituições de solidariedade
2009-04-06

Seis meses após o fim da campanha de recolha de velhos equipamentos eléctricos e electrónicos em todas as lojas Worten do país, a insígnia finalizou a entrega de novos electrodomésticos a 79 instituições de solidariedade de Faro, Lisboa e Setúbal.

Foram estes os distritos vencedores do projecto EEE de Valor, no âmbito do qual foram recolhidos 2.090.482 quilogramas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).

As entregas dos novos equipamentos a instituições de solidariedade tiveram início em Faro, distrito que recolheu 0,459 quilogramas de REEE por habitante, o que lhe valeu o primeiro lugar na competição EEE de Valor. Ao todo, foram entregues 377 novos electrodomésticos a instituições daquele distrito, das quais se destacam, por exemplo, o Refúgio Aboim Ascensão, o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, a Fundação António Aleixo e o Lar de Crianças Bom Samaritano.

Em Lisboa, distrito que ocupou o segundo lugar com a recolha de 0,351 quilogramas de REEE por habitante, foram contempladas 30 instituições de solidariedade social, as quais receberam, no total, 165 novos electrodomésticos, desde máquinas de lavar roupa a frigoríficos, sem esquecer os aspiradores, as fritadeiras ou as varinhas mágicas.

Também Setúbal foi um dos distritos premiados, com 19 instituições a receber 180 novos electrodomésticos. Note-se que a população setubalense conseguiu entregar 0,268 quilogramas de REEE, por habitante.

Todos estes donativos corresponderam às necessidades sentidas por cada uma das instituições, cujo levantamento foi feito directamente pelo Banco de Bens Doados, um dos parceiros do projecto EEE de Valor. Além do Banco de Bens Doados, a Worten contou ainda com a importante colaboração da Amb3e (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e da ERP Portugal (Associação Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) para a concretização dos seus objectivos.

Objectivos que, de resto, foram amplamente atingidos e até ultrapassados. Se a missão inicial, aquando do arranque do projecto EEE de Valor, a 17 de Abril de 2008, era a recolha de mil toneladas de REEE, o resultado final acabou por ser o dobro. Até 30 de Setembro de 2008, e após o desafio da Worten, os portugueses reuniram mais de duas mil toneladas de velhos equipamentos eléctricos e electrónicos, os quais foram encaminhados para os correctos circuitos de reciclagem.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos