Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal cumpre metas comunitárias na reciclagem de REEE
2009-03-12

No ano passado, os portugueses encaminharam para reciclagem 33 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, permitindo a Portugal cumprir, pela primeira vez, as metas comunitárias estabelecidas nesta matéria.

Os dados foram ontem, dia 11 de Março, divulgados pela Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos que, até final do ano passado, contabilizava mais de 340 locais de recepção para os equipamentos em fim de vida, com a instalação de Pontos Electrão em quase todos os espaços comerciais do país. “O ano de 2008 foi francamente positivo para a Amb3E, na medida em que ultrapassámos as metas traçadas pela União Europeia, de quatro quilogramas por habitante por ano, para a valorização deste tipo de resíduos. Conseguimos, ainda, aumentar a nossa rede de locais de recepção para os 349, número superior ao estabelecido pelo Estado português na nossa licença de actividade”, referiu Fernando Lamy da Fontoura, director gGeral da Amb3E. “Para 2009, não vamos exigir menos do que o que alcançámos até agora, ultrapassar as metas comunitárias, de forma a posicionar Portugal como um dos melhores entre os seus pares da União Europeia.

De forma a dar continuidade ao seu desempenho, a Amb3E pretende, em 2009, dar seguimento às suas campanhas e acções de sensibilização, alertando os portugueses para a importância do correcto encaminhamento dos REEE para reciclagem e informando-os sobre os locais adequados e mais próximos onde, comodamente, os podem depositar.

Em desenvolvimento está o projecto Escola Electrão, uma iniciativa da Amb3E, com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, destinado às escolas do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e do Ensino Secundário. A Amb3E reuniu na primeira edição deste projecto pedagógico-ambiental, de âmbito nacional, 413 escolas e mais de 280 mil alunos envolvidos, dos 10 aos 18 anos. De Janeiro a Maio decorre o período de recolha dos REEE em todos os estabelecimentos de ensino através da deslocação de mais de 80 Pontos Electrão em todo o país, incluindo as regiões autónomas. As escolas vencedoras serão conhecidas em Junho e receberão mais de 60 mil euros em material eléctrico e electrónico para actividades escolares.

“Para 2009 pretendemos dar continuidade ao esforço de alargamento da nossa rede de locais de recepção, de forma a aproximar os portugueses de uma solução fácil e cómoda para os seus equipamentos em fim de vida. Neste sentido, vamos procurar desenvolver parcerias com novas entidades, assim como explorar as parcerias já existentes e que nos têm permitido obter visibilidade nos espaços comerciais nas áreas urbanas e nos quartéis dos Bombeiros Voluntários nas áreas mais rurais”, referiu ainda Fernando Lamy da Fontoura.

De lembrar que a actividade da Amb3E foi licenciada pelo Estado Português em 2006, tendo cumprido o seu primeiro ano completo de actividade em 2007. Nesse ano, a Amb3E ultrapassou as 20 mil toneladas de REEE recepcionados.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos