As três maiores organizações de standards, GS1, ETSI, e CEN, vão lançar o Fórum de Interoperabilidade RFID Global de Standards (GRIFS), um projecto de suporte consolidado pela União Europeia com o objectivo de melhorar a colaboração e, ao mesmo tempo, maximizar a interoperabilidade global dos standards RFID.
O GRIFS, que arrancou em Janeiro de 2008 e que terá uma duração de dois anos, marca o início de um fórum, que continuará a ser desenvolvido mesmo após o final do projecto, através de um memorando de entendimento e cooperação contínua assumido entre as organizações-chave de standards com soluções RFID.
A GS1, uma organização dedicada ao desenvolvimento de standards para a cadeia de abastecimento e de procura, o European Telecommunications Standards Institute (ETSI) e o Comité Europeu para a Standardização (CEN) estão a liderar o projecto GRIFS com o apoio de 12 organizações GS1 da Europa, África, Ásia e América.
O projecto é fundado pelo 7.º Programa Quadro da Comissão Europeia para as Tecnologias de Informação e Comunicação, no seio do qual a União Europeia reconheceu a importância da interoperabilidade entre empresas à medida que se evolui para ambientes inteligentes, em que a maioria dos dispositivos estão conectados a redes coerentes e ubíquas.
Esta acção de suporte vai concentrar-se no uso de RFID em cadeias de abastecimento e actividades relacionadas. Estas actividades abrangem principalmente o rastreio de itens físicos, à medida que se deslocam ao longo das cadeias de abastecimento em áreas de negócio diferentes, tanto no sector público como no privado.