As vendas da Media Markt e da Saturn cresceram, no ano fiscal de 2008, 8,9 por cento, para os 19 mil milhões de euros, de acordo com os dados preliminares publicados pelo Grupo Metro, detentor de ambas as insígnias.
Os resultados das operações de electrodomésticos e electrónica de consumo do grupo excedem assim o desenvolvimento do mercado.
Na Europa Ocidental, tanto a Media Markt como a Saturn cresceram novamente mais rápido que o mercado e consolidaram a sua posição. Com menos aberturas, o crescimento das vendas no quarto trimestre foi inferior aos dos primeiros nove meses, mas as vendas like-for-like revelam uma ligeira melhoria. No final de Outubro, a Media Markt abria com sucesso a sua primeira loja no Luxemburgo.
Em Espanha e em Itália, as vendas relativas à época de Natal não compensaram a forte queda verificada na procura. Contudo, a época de Natal foi positiva na Holanda, Bélgica e Áustria. No mercado doméstico, o alemão, a Media Markt e a Saturn também beneficiaram de campanhas de marketing bem sucedidas, tendo as vendas relativas ao último trimestre crescido 6,2 por cento, para os 2,9 mil milhões de euros.
O último trimestre de 2008 coincidiu com a abertura do 750.º ponto de venda a nível europeu. Um total de 70 lojas foram abertas no decorrer do ano passado, mas algumas foram fechadas, numa estratégia de optimização da rede. Assim aconteceu na Itália e na Alemanha, onde dois pontos de venda foram encerrados.
Globalmente, o Grupo Metro cresceu 5,9 por cento, para os 68 mil milhões de euros.