CEO da Microsoft Corporation e presidente da Microsoft Internacional visitam Portugal em Outubro
A Microsoft Portugal anunciou formalmente a visita simultânea a Lisboa, no próximo dia 3 de Outubro, dos dois mais importantes executivos mundiais da empresa, Steve Ballmer , presidente e CEO da Microsoft Corporation, e Jean-Philippe Courtois, presidente da Microsoft Internacional, macro região onde se insere Portugal.
Esta será a primeira vez que a Microsoft Portugal receberá a visita simultânea dos seus dois mais importantes decisores internacionais. A coincidência de presença justifica-se pelo facto de a Microsoft Portugal ter sido a primeira subsidiária a ser distinguida consecutivamente, em 2007 e 2008, como melhor subsidiária mundial da empresa, na sua categoria. Em 2005, a Microsoft Portugal foi já distinguida como melhor subsidiária na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
Steve Ballmer e Jean-Philippe Courtois pretendem vir entregar pessoalmente os troféus conquistados pelos colaboradores portugueses e felicitá-los. Virão igualmente perceber no terreno as razões do sucesso da subsidiária portuguesa, que tem como missão, durante a visita, partilhar melhores práticas que possam ser exportadas para outras subsidiárias noutros pontos do globo.
De entre as melhores práticas em escrutínio pelos dois executivos internacionais está a execução do “balanced scorecard” (desempenho operacional, a sua métrica interna de excelência de execução do plano estratégico de operação), onde a Microsoft Portugal se distinguiu no ano fiscal terminado a 30 de Junho, conseguindo a melhor execução face a todas as outras subsidiárias mundiais, com 97 pontos num máximo de 99, e para a qual, o facto de ter sido eleita, pelo terceiro ano consecutivo, foi determinante. Acresce que, a Microsoft Portugal bateu em excelência operacional subsidiárias muito premiadas, como a Rússia, Estados Unidos, Finlândia ou Índia.
A Microsoft possui em Portugal uma estrutura de aproximadamente 300 pessoas, distribuídas pelas áreas técnicas, comerciais e de marketing, além de um centro europeu de suporte telefónico com cerca de 80 colaboradores e um centro de investigação e desenvolvimento na área da linguagem, que desenvolve tecnologias no domínio do reconhecimento de fala, com 17 colaboradores. A estes juntaram-se recentemente os cerca de 40 colaboradores da Mobicomp, cujo processo de aquisição, anunciado no passado dia 26 de Junho, foi recentemente concluído com sucesso.
Para além do encontro com os colaboradores e parceiros da Microsoft Portugal, Steve Ballmer e Jean-Philippe Courtois aproveitarão igualmente a deslocação para participar em diversos eventos públicos de natureza tecnológica e contactos ao mais alto nível com decisores empresariais e governamentais portugueses.