No próximo dia 15 de Março, a DECO vai dar lições sobre "Consumo sustentável" aos estudantes do 10.º e 11.º ano da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa.
Consumo de água e de energia, transportes, reciclagem de resíduos e alimentação e compras são as cinco áreas que permitirão testar se os estudantes são consumidores amigos do ambiente. O desafio começa com o preenchimento de um questionário sobre comportamento ecológico. Os resultados serão discutidos com colaboradores da DECO, especialistas em ambiente.
A DECO pretende, assim, marcar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se comemora a 15 de Março. Durante a semana, as delegações regionais vão desenvolver várias iniciativas de formação, para prevenir futuros conflitos de consumo. Entre 12 e 16, a delegação regional do Norte vai estar na FNECc do Porto, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia para estar informações e apoio jurídico aos consumidores. Entre 15 e 18, a delegação de Coimbra vai marcar presença na Feira do Livro da Lousã, com
um stand. Já a delegação do Algarve convida todos os interessados para uma sessão de esclarecimento sobre "Direitos e deveres dos consumidores", a realizar no dia 17 de Março, no Espaço Bertrand Guia, do Algarve /Shopping/. No evento, esta delegação
aproveitará para divulgar um top das entidades mais reclamadas em 2006.
Há ainda sessões de esclarecimento em escolas um pouco por todo o país, que abordarão temas tão variados como alimentação saudável ou publicidade enganosa.