Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Lidl supera Mercadona
2014-02-05

O canal discount foi o que mais cresceu em 2013 em Espanha, segundo dados da Kantar Worldpanel. Os operadores focados no preço aumentaram 6%, enquanto os hipermercados caíram 1,7% e os supermercados perderam 0,5%, excepção feita à Mercadona. Os restantes canais também retrocederam 1,6%, num ano em que o Lidl foi a cadeia que mais cresceu.

O operador discount do Grupo Schwarz destacou-se com uma subida de 7,6%, superando a Mercadona, não obstante esta ter crescido 6,7%, e o DIA, que subiu 2,2%. Na base do desempenho do Lidl está, sobretudo, a sua aposta nos frescos, já que 30% das suas vendas, no ano passado, corresponderam a esta categoria. A cadeia melhor posicionada nos frescos continua, no entanto, a ser a Mercadona, com uma quota de 17,25%. É seguida pelo Carrefour Hiper (4,58%), DIA (4,22%) e Eroski (1,16%).

César Valencoso, responsável pela Kantar Worldpanel em Espanha, nota que os frescos começam a ter uma forte presença na grande distribuição, o que roubará quota de mercado e afectará especialmente os mercados tradicionais e as lojas especialistas e pequenas. Os frescos também contribuíram para o crescimento de 1% no Carrefour, de 3,3% na Ahorramas e de 2,6% na cooperativa Consum.

Por outro lado, os supermercados que mais baixaram foram o Eroski Hiper (-9,6%), El Árbol (8,7%) e Gadisa (-3,3%), seguidos pelo Eroski Súpers (-1,5%), Simply (-1,4%) e Alcampo (1,1%).

Com a cortesia da Grande Consumo.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos