Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Grande consumo cresce 1% em Espanha
2014-02-05

O sector do grande consumo cresceu 1% em Espanha em 2013, aquele que foi considerado o ano mais duro da crise económica no país vizinho.

A alimentação foi a única categoria a crescer verdadeiramente em valor. Os produtos embalados aumentaram 2,2% e os frescos somaram mais 0,8% comparativamente ao período homólogo. Em contrapartida, a perfumaria caiu 4,5% e os têxteis perderam 4%.

Neste contexto, as marcas de distribuição sofreram uma desaceleração no seu crescimento. Apenas aumentaram um ponto, não obstante a maioria das cadeias continuar a incrementar o peso das MDD. De facto, mais de metade das vendas da Mercadona, DIA e Lidl resultam das suas marcas próprias.

Quanto às marcas de fabricante, a sua aposta na inovação está a dar frutos, com estas marcas a crescerem e a oferecerem resistência às MDD. Nove em cada dez marcas principais apostam na inovação, o que compara com apenas 11% das marcas de distribuição. O estudo destaca o crescimento experimentado pelas principais marcas do mercado, com as 100 principais referências a aumentarem 0,5% em valor e 0,3% em volume. Ybarra, Nescafé e Amstel lideram com uma subida de 24%.

Para 2014, a Kantar Worldpanel prevê uma estagnação nos volumes dos bens de grande consumo, que crescerão apenas 0,5%. De resto, o Natal de 2013 não deu indicadores particularmente positivos e que permitissem antever melhores resultados este ano. Os lares espanhóis gastaram em média nove euros a menos em alimentação que em 2012. Nas suas idas às compras, os consumidores compraram menos frescos, que caíram 4,6% em Dezembro. Os dados reflectem, além do mais, que todos os produtos natalícios venderam menos.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos