APED congratula-se com decisão do Parlamento que rejeita revogação de abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados
A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), em comunicado de imprensa, congratulou-se com a decisão tomada ontem pela Assembleia da República de rejeitar a proposta do PCP que pretendia revogar o decreto-lei que permite o alargamento do horário dos Estabelecimentos Comerciais com mais de 2000m2, podendo estas superfícies funcionar todos os dias das 6h00 às 24h00, incluindo os domingos e feriados.
Para a APED, a abertura das grandes superfícies aos Domingos e feriados é uma medida muito positiva para a economia e promoção do emprego no nosso país, com claros benefícios para os consumidores e agentes económicos.
Segundo o comunicado enviado às redacções, “a APED vem reiterar, o compromisso já antes assumido de, com esta medida, criar mais de 3000 empregos directos e indirectos, que na sua maioria serão estáveis e ocupados em especial por jovens e mulheres . Este não é um compromisso vago, mas um facto que, no futuro, poderá ser comprovado através das consultas aos balanços sociais dos associados da APED.
No comunicado a APED defende que o consumidor sai claramente beneficiado, “uma vez que estamos perante uma decisão que vai de encontro à necessidade, cada vez maior, de incrementar o nível da conveniência dos horários, a diversidade de oferta e a competitividade de preços, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida”.
Para a APED são evidentes os inegáveis benefícios da decisão ontem reafirmada, de uma efectiva adequação dos horários do comércio às necessidades dos consumidores, como, aliás, acontece em muitos países da Europa e do mundo.