A Optimus e a Vodafone Portugal formalizaram o acordo de partilha de infra-estruturas de redes de fibra de nova geração (RNG) em Lisboa e no Porto.
Esta parceria permite aos dois operadores a concretização de ofertas comerciais, sob este novo enquadramento, no primeiro trimestre de 2011.
A Optimus e a Vodafone entendem que o actual acordo em que as redes se mantêm na propriedade de cada uma das empresas é gerador de sinergias e oferece uma solução simplificada para a concretização da parceria anteriormente anunciada. As duas empresas admitem também a possibilidade de abrir o acordo de partilha das RNG a outros operadores interessados.
A concretização de um acordo com estas características, num dos mais competitivos sectores da actividade económica portuguesa e numa área tão importante como a das RNG, assume um especial significado. Mantendo-se a actuação comercial independente e competitiva de cada uma das empresas, este acordo proporciona uma maior racionalidade económica aos investimentos nas RNG, com benefícios claros para os clientes, para o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento e para o país.
A assinatura deste acordo constitui um marco importante na criação de RNG disponíveis a todos os operadores interessados, racionalizando investimentos num momento particularmente crítico para o país, promovendo a concorrência com sustentabilidade e possibilitando a oferta a preços competitivos de serviços de alto débito, avançados e diversificados.