A IKEA é a marca de retalho em que os consumidores mais confiam, a nível mundial, segundo uma pesquisa divulgada no World Retail Congress.
O estudo do Ebeltoft Group inquiriu 11 mil consumidores de 11 países sobre a sua opinião acerca de 20 empresas. Em todos os países, à excepção dos Estados Unidos, onde foi a 12.ª, a IKEA apareceu no top 3, liderando no Canadá, França, Itália, Espanha e na Suécia.
Por tipologia de loja, a melhor performance coube às department stores, enquanto que pela negativa se destacaram as lojas alimentares, apesar da sua alta frequência de visita.
Para além da IKEA, destacou-se a Bang & Olufsen, que liderou na Dinamarca e na Noruega. A marca em que os consumidores norte-americanos mais confiam, e o único retalhista alimentar a aparecer no top em algum dos países, foi a Whole Foods, enquanto no Reino Unido a primazia coube à cadeia de department stores John Lewis. A retalhista de entretenimento Saraiva bateu a Fnac no Brasil e a perfumaria Douglas venceu na Alemanha.