Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Vendas da LG crescem 11,8%
2007-10-23

Devido à estabilização das operações em todas as divisões de negócio, as vendas e lucros operacionais da LG registaram, no trimestre terminado a 30 de Setembro, uma subida em relação ao ano passado. Com base nos resultados globais da LGE, as vendas no terceiro trimestre de 2007 aumentaram 11,8 por cento para os 10.680 mil milhões de dólares. O lucro operacional ficou nos 390 milhões de dólares, situando-se a margem de lucro nos 3,6 por cento, mais 1,3 pontos do que no ano anterior.

A divisão de Mobile Communication registou vendas de 2.839 mil milhões de dólares, mais quatro por cento que em 2006. As remessas de telefones móveis registaram as maiores vendas unitárias, um total de 21,9 milhões, devido a um aumento nos mercados emergentes, tais como a América Latina e a Ásia/Médio Oriente. Apesar do aumento da quantidade de equipamentos de gama de entrada e uma quebra do ASP nos modelos mainstream, as melhorias na estrutura de custos sustentaram uma rentabilidade aceitável. A margem de lucro operacional atingiu os 8,4 por cento, mantendo-se estável no último ano. As expectativas de vendas unitárias e lucros na divisão de Mobile Communication para o próximo trimestre mantêm-se positivas, sendo esperado um aumento devido à sazonalidade e ao crescimento do 3G.

As vendas da divisão de Digital Display dispararam para os 3.416 mil milhões de dólares, o que se traduz num aumento de 18,7 por cento face a 2006 e um aumento de 16,3 por cento em relação ao segundo trimestre de 2007. Estes aumentos devem-se a uma subida de 17 por cento em relação ao segundo trimestre de 2007 nas vendas de televisores plasma e LCD digitais, bem como a um aumento de 21 por cento nos painéis plasma. Os prejuízos operacionais reduziram-se para os 31 milhões dólares devido a uma melhoria nos modelos PDP gerada por uma procura sazonal, bem como às novas linhas de produtos de 32 polegadas e a uma reviravolta na divisão de televisores e monitores planos. É esperada uma continuação do crescimento durante o quarto trimestre de 2007 nos televisores planos de grande formato, com 40 polegadas ou superiores, e uma maior procura e popularidade nos modelos equipados com resolução full HD.

As vendas na divisão de Digital Media aumentaram 9,8 por cento face a 2006 para os 1.440 milhões de dólares, particularmente devido a um aumento na venda de desktops na Coreia e de notebooks no exterior. O lucro operacional situou-se nos 31 milhões de dólares (29 mil milhões de KRW) e a margem operacional nos 2,2 por cento, uma reviravolta face ao ano anterior. É esperado mais um aumento nas remessas de produtos de TI. Paralelamente, é também expectável que os produtos Premium conduzam a uma melhor rentabilidade na época de elevada procura que se aproxima.

As vendas na divisão de Digital Appliance subiram 11,4 por cento para os 3.001 mil milhões de dólares, face a 2006, mas desceram 22,7 por cento quando comparadas com o segundo trimestre de 2007, principalmente devido a uma época de menor procura. As vendas no mercado coreano aumentaram devido à performance dos produtos Premium, tais como os frigoríficos de três portas e o ar condicionado comercial. As vendas continuadas e de grande destaque de máquinas de lavar roupa com tambor nos EUA ajudaram a atingir um aumento global de 17 por cento em dólares nos mercados externos. Apesar de um maior reconhecimento e do aumento nos custos com materiais, o crescimento veio dos investimentos em inovação e da expansão dos produtos Premium nos mercados desenvolvidos como os EUA. Um abrandamento das vendas nos EUA é expectável no próximo trimestre devido à situação económica, como a crise do sub-prime. No entanto, é esperado que nos restantes países a divisão de Digital Appliance mantenha a sua forte posição no mercado.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos