Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal tem 2,6 milhões de metros quadrados de Conjuntos comerciais
2007-10-22

O primeiro semestre do ano foi marcado por um maior dinamismo no formato de retail parks. Segundo o Mketbeat Portugal Outono 2007 da C& W, até ao final do ano, serão os centros comerciais a mostrar uma maior actividade, esperando-se a abertura de seis novos projectos. À semelhança do que se tem verificado nos últimos anos, 2007 continua a apresentar um forte nível de actividade no mercado de retalho, contrariando as expectativas de maturidade deste sector.

O interesse por parte dos retalhistas no mercado parece, de acordo com a consultora imobiliária, a manter-se, a julgar-se pelas taxas de ocupação verificadas nos projectos inaugurados até ao momento. Em Julho, abriu a loja IKEA de Matosinhos, um espaço com 36.600 metros quadrados, que a converte na maior loja da insígnia na Península Ibérica e que será uma das âncoras do centro comercial que o grupo InterIkea está a promover na região do Grande Porto. No final do primeiro semestre, a oferta total de conjuntos comerciais ultrapassava já os 2,6 milhões de metros quadrados, com a região da Grande Lisboa a abarcar 29 por cento da Área Bruta Locável (ABL) total.

No que se refere à oferta futura, os projectos mantêm o ritmo dos anos anteriores. Os conjuntos comerciais propostos para 2010 continuam a apresentar números impressionantes, como os caracteriza a Cushman & Wakefield, representando praticamente uma duplicação da oferta existente. As regiões do Norte e da Grande Lisboa são as que despertam o maior interesse dos promotores imobiliários, com 23,4 por cento e 25,3 por cento da ABL.

Caso todos os projectos que deram entrada nas Direcções Regionais de Economia fossem licenciados, até 2010 existiria um acréscimo superior a 1,7 milhões de metros quadrados de ABL. E isto só nos centros comerciais.

(...)

Centros comerciais aceleram na segunda metade do ano

O primeiro semestre deste ano apresentou um fraco dinamismo na abertura de centros comerciais. Apenas se registou a abertura do Dolce Vita Ovar, em Ovar, promovido pela Chamartín Imobiliária, com 20.400 metros quadrados de ABL.

A segunda metade do ano vai, no entanto, compensar a fraca actividade da primeira. Até ao final do ano, esperam-se 126 mil metros quadrados de ABL, com a abertura de sete novos centros comerciais, nomeadamente o 8.ª Avenida, em São João da Madeira, o Alegro, em Alfragide, o Arena Shopping, em Torres Vedras, o Dolce Vita Funchal, na Madeira, o Fórum Castelo Branco, em Castelo Branco, e o Porto Plaza e o Trindade Domus, no Porto.

Leia o artigo integral na próxima edição impressa


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos