Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Rádio Popular inaugura a quarta loja em Espanha
2007-10-23

O grupo Rádio Popular inaugura hoje, terça-feira, 23 de Outubro, a sua quarta loja em Espanha. Depois de Vigo, Lugo e Valência, a cadeia de electrodomésticos e material informático alarga a sua área de cobertura geográfica no vizinho ibérico com a abertura de uma unidade em Ponferrada, a segunda maior cidade da comunidade autónoma de Castela e Leão.

Este é mais um passo no processo internacionalização da Rádio Popular, cujas lojas têm em Espanha a designação de Hiper Planet. O investimento total em Ponferrada está cifrado em 2,5 milhões de euros e vai assegurar 25 novos postos de trabalho.

Para o presidente do Conselho de Administração da Rádio Popular, Ilídio Silva, "o investimento em Ponferrada é mais um passo na consolidação da marca em Espanha. De resto, Castela e Leão é a maior comunidade autónoma espanhola e uma das que revela maior dinamismo económico. Neste sentido, afigura-se como um mercado com grandes potencialidades na área dos electrodomésticos e do material informático".

Para assinalar a inauguração da loja valenciana, está prevista uma campanha de abertura orçada em 300 mil euros, o que inclui, para além de todas as componentes da estratégia de publicidade e marketing, descontos de 50% em alguns dos 75.000 artigos em exposição.

Em Ponferrada, a Hiper Planet (as lojas são assim designadas por impossibilidade de utilização da marca Rádio Popular em Espanha) está instalada no Centro Comercial El Rosal. Este shopping possui uma área total de 49.200 m2 (3 pisos) e uma oferta de 152 lojas, 23 restaurantes, oito salas de cinema, um hipermercado, uma pista de dança, um autocenter e um parque de estacionamento gratuito com 2.400 lugares. De referir que, na área de influência que dista 30 minutos do centro comercial, existe uma população cifrada em mais 115 mil habitantes.

O investimento global na Hiper Planet de Ponferrada atingiu os 2,5 milhões de euros, valor justificado pela amplitude desta loja dedicada à comercialização de equipamentos e à prestação de serviços na área dos electrodomésticos, informática e entretenimento, áudio e vídeo, fotografia e telecomunicações.

75 mil produtos em exposição

À semelhança dos restantes espaços comerciais da Rádio Popular, a segunda Hiper Planet tem uma forte componente interactiva. Os consumidores podem experimentar uma grande variedade de produtos e serviços, de forma a encontrarem o que realmente procuram. Neste âmbito, há a destacar a ampla oferta de artigos na vanguarda tecnológica, como máquinas fotográficas digitais, computadores, telemóveis, ecrãs plasma, LCD, leitores MP3, entre outros. De referir, entre os serviços disponibilizados, as entregas gratuitas, a assistência técnica, a remoção de material usado, os sistemas especiais de crédito (já adequados à realidade espanhola) e o cheque-brinde.

Na 30.ª loja do grupo Rádio Popular e quarta fora de Portugal, o cliente tem à sua disposição cerca de 75 mil produtos em exposição permanente, distribuídos por vários sectores: Linha Branca, Encastráveis, Pequenos Domésticos, Imagem e Som, Telecomunicações, Informática, Fotografia, Consumíveis, Acessórios e Material Eléctrico, Informática e Filmes DVD. Em todos estes sectores, técnicos especializados prestam um atendimento personalizado e fornecem conselhos úteis sobre que artigos adquirir, em que condições (nomeadamente facilidades de pagamento através de crédito) e como explorar as respectivas funcionalidades.

De referir, ainda a propósito dos serviços prestados na Hiper Planet, a existência de um moderno estúdio de revelação onde técnicos especializados executam todo o tipo de acções relacionadas com a revelação, impressão e tratamento de imagens fotográficas, de acordo com as necessidades do cliente.

No sector da Informática, há a salientar um serviço inovador e que por certo concitará a atenção dos clientes da Hiper Planet. Falamos da Micro Clínica, uma área onde o cliente encontra um simulador de PC e, através deste dispositivo, tem a oportunidade de constituir um computador apetrechado à medida das suas necessidades e objectivos. Por outras palavras, o cliente diz o que pretende e um técnico especializado sugere-lhe a escolha ideal, indicando cada um dos dispositivos informáticos e o preço total do conjunto.

Na mesma área, é ainda possível instalar periféricos internos e externos, sistemas operativos e software original, bem como efectuar transferências de informação do disco e obter aconselhamento técnico especializado.

Postos de aconselhamento técnico

Merecem também destaque os chamados postos de aconselhamento técnico, actualmente uma das grandes vantagens para o consumidor que visita as unidades da cadeia de retalho da Rádio Popular. Neste capítulo, a Hiper Planet não será excepção. Pelo contrário: 25 profissionais de nacionalidade espanhola asseguram, não só um atendimento personalizado e idóneo, como esclarecerem dúvidas levantadas pelos clientes, quer em relação aos produtos comercializados, quer ainda em relação aos serviços prestados.

A Rádio Popular nasceu em 24 de Março de 1977, numa loja de apenas 300 m2 na Baixa do Porto. Rapidamente, o pequeno estabelecimento comercial ganhou a preferência dos portuenses, que ficaram seduzidos pelos baixos preços dos electrodomésticos e pela eficiência dos serviços pós-venda. Mantendo 100% de capitais portugueses, a Rádio Popular opera, com uma rede de lojas de média/grande dimensão, no sector da distribuição de electrodomésticos, material informático e telecomunicações, onde praticamente só se encontram multinacionais. Hoje, a cadeia possui, então, 30 lojas (26 em Portugal e quatro em Espanha, estas últimas com a insígnia Hiper Planet), é visitada diariamente por cerca de 2.500 pessoas/loja e representa mais de 1.300 postos de trabalho. Em 2006, facturou 190 milhões de euros.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos