Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Saúde, rendimento e conveniência são as mais importantes tendências de consumo
2007-09-21

A saúde é uma das grandes tendências do momento e encarada como a mais importante na delineação das estratégias de marketing e desenvolvimento do produto. Segundo uma análise da Datamonitor, juntamente com a complexidade dos rendimentos e a exigência de conveniência, esta grande tendência reflecte uma mudança nas necessidades e comportamento dos consumidores e devem, nesse sentido, ser deflectidas nos portfólios de produtos.

Em 2004, quando a Datamonitor inquiriu perto de mil responsáveis da indústria de bens de consumo, a saúde foi identificada como a mais importante das 10 mega tendências identificadas no desenvolvimento de novos produtos e no marketing. 41 por cento dos inquiridos sentiam que a saúde era “muito importante” e apenas nove por cento discordavam.

Uma análise pan-europeia e norte-americana desta consultora revela que mais de metade dos consumidores europeus e norte-americanos usaram a informação nutricional nas embalagens com grande regularidade para fazer as suas decisões de compra em 2006. Os consumidores britânicos (60%) foram os que mais indicaram ler as embalagens, comparativamente a apenas 37 por cento dos alemães. Por outro lado, quase dois terços dos consumidores (65%) tomaram medidas para comer de uma forma mais saudável. Uma vez mais, o Reino Unido (76%) e a Alemanha (58%) representaram os extremos das respostas.

As preocupações com a saúde e o bem estar transcendem, no entanto, as questões da dieta e nutrição. Mais de dois terços dos inquiridos (68%) afirmaram que gastar tempo a cuidar da aparência pessoal é um aspecto importante para alcançar um estado de bem estar e 40 por cento indicaram ter gasto mais tempo com estes cuidados, em 2006, comparativamente ao ano anterior.

Consumidores misturam valor e luxo

O nível de rendimento já não é um indicador linear do comportamento de consumo. Como nota a Datamonitor, os consumidores compram simultaneamente produtos premium e de valor. 28 por cento dos consumidores norte-americanos indicaram que compraram mais produtos de mercearia mais caros nas categorias que apreciam ou consideram importantes em 2006. Contudo, 42 por cento também afirmaram que escolheram produtos tendo em conta o seu valor com maior regularidade e que têm uma verdadeira satisfação quando fazem um “bom negócio”. Os produtos de marca própria, particularmente, agradam aos consumidores que buscam as pechinchas. A Datamonitor prevê que a penetração da marca própria no alimentar exceda os 30 por cento, em 2011.

(...)

Suprir diferentes necessidades ao mesmo tempo

A grande tendência da conveniência reflecte as crescentes pressões sobre o tempo e problemas de equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal que os consumidores cada vez mais enfrentam. As pressões sobre o tempo têm um grande impacto na forma como os consumidores preparam e consomem as suas refeições. Os consumidores europeus e norte-americanos preparam em média 19,3 refeições por mês com o recurso do microondas. O europeu médio falhou 68 pequenos-almoços em 2006.

Historicamente, as tendências da conveniência e saúde criaram um problema de consumo, a inabilidade de manter um estilo de vida saudável porque as opções mais convenientes falham nos benefícios nutricionais. De uma maneira geral, a necessidade de uma saúde conveniente está a ganhar importância.

Leia o desenvolvimento do artigo na edição impressa da Rm-revismarket


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos