Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Grandes superfícies especializadas fidelizam maior número de clientes
2007-05-14

Nos electrodomésticos são maioritariamente “cautelosos” e “modernos”, no mobiliário são principalmente “jovens económicos” e na bricolage e jardinagem são sobretudo os “bicoleiros económicos”. Estas são as tipologias de consumidores mais representativas em cada uma destas áreas de produto, segundo uma análise da TNS S.Retail, em parceria com a Asterop. Consumidores que, no seu conjunto, revelam uma alta taxa de fidelidade às insígnias das grandes superfícies especializadas.

A análise teve por base a frequentação, performance e imagem das insígnias francesas junto dos responsáveis pelas compras do lar. Foram contempladas as grandes superfícies especializadas, franchisings e cadeias, grandes superfícies alimentares e a Internet, frequentadas por aqueles consumidores há, pelo menos, mais de dois anos.

No sector dos electrodomésticos, a análise resultou na criação de seis tipologias de consumidores segundo as suas atitudes. 21 por cento destes consumidores são considerados de “cautelosos”, valor que se repete na tipologia de “modernos”. Seguem-se os clientes “económicos” e os “qualitativos”, ambos com 16 por cento, e ainda os “fiéis”, com 15 por cento. A tipologia menos representativa é a dos “oportunistas”, que abarcam apenas 11 por cento da população.

Neste sector, as grandes superfícies especializadas lideram, conseguindo 77 por cento da frequentação de insígnias, seguidas de perto grandes e médias superfícies alimentares, com 64,6 por cento. Os restantes circuitos de distribuição são, segundo a análise, minoritário

Leia o desenvolvimento na próxima edição.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos