Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Qual a influência do preço e promoções na decisão de compra?
2007-04-28

As promoções incitam fortemente (27%) dos consumidores a comprar mais. Este é o primeiro factor reconhecido que incita a compra, segundo um estudo realizado em França pela TNS no 5ème baromètre grande consommation TNS Sofre. No entanto outro estudo que analisa o perfil do consumidor indica que o preço não é o factor principal em 60 por cento dos lares.

As promoções são o principal factor com 27por cento dos resultados dos estudo. A oferta ao nível do primeiro preço aparece logo em segundo lugar, com 18 por cento, nos factores que influenciam a compra junto dos consumidores, seguido do conforto e ambiente da loja e dos cartões de fidelização, ambos com 16% por cento).

Para a realização deste estudo, interrogaram-se também os dirigentes da distribuição que apresentam uma visão bem diferente. A inovação aparece claramente destacada ( 49%)antes das promoções (14%). A surpresa das respostas vai para os fracos resultados em marketing directo (1% e4%) e da importância das marcas (1% e 3%) na influencia de consumo.

Existem certas diferenças entre a percepção dos consumidores e as dos dirigentes.

Os consumidores vêm em todas as formas de acções de marketing uma incitação á compra, o que demonstra a eficácia do marketing.

Os dirigentes têm logicamente uma visão mais estratégica e macro-económica que vai mais além do estimulo pontual da promoção. Promovem os efeitos a longo prazo de uma política de inovação. Curiosamente, os programas de fidelização e de marketing directo não são vistos como um meio de influencia de consumo.

O preço não é o factor primordial

Em contrapartida o preço aprece como critério não primordial em 60% dos lares inquiridos para o estudo da TNS Worldpanel em França publicado na Marketing Magazine em Fevereiro de 2007.

Conheça os seis perfis de consumo segundo a escolha de frequentação do tipo de loja na edição impressa da Rm-Revismarket.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos