Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Novo director geral da Miele aposta em novo modelo de negócio em Portugal
2014-10-22
Entrevista a Mark Huijsmans, director geral da Miele Portugal.

Já cá está desde Fevereiro mas só agora conhecemos Mark Huijsmans, director geral da Miele Portugal. Diferente do perfil a que a marca nos habituou em Portugal, Mark Huijsmans fala dos projectos da marca com um discurso totalmente aberto. Em relação ao futuro, não tem dúvidas que está na hora de adaptar o modelo de negócio à nova realidade portuguesa.

No prazo de cinco anos, Mark Huijsmans tem como objectivo aumentar substancialmente a quota de mercado da marca em Portugal. Um objectivo ambicioso mas apoiado no facto dos “portugueses continuarem a aspirar ter a marca Miele nas suas casas”, visto que a marca conquista, consecutivamente há 13 anos, o prémio de Marca de Confiança atribuído pela Selecções do Reader's Digest. “Os produtos Miele têm melhor desempenho e mais tempo de vida e, por isso, os nossos clientes são tão fidelizados à marca. Os portugueses querem Miele, apenas temos de lhes proporcionar a possibilidade de poder comprar a marca, onde quando e como querem”, afirma, Mark Huijsmans. Para tal, a estratégia é estar junto do consumidor, em todos os locais e formatos onde ele onde estiver.

Comunicar de forma diferente e mais segmentada tirando maior partido da Internet são projectos que já estão em curso e que ajudarão a cumprir os objectivos. Criar sinergias com Espanha, implementar novos canais, crescer nos clientes existentes e conquistar novos, criando mais distribuição são algumas das ideias para aumentar a penetração da marca em Portugal. “Está na hora de alterar o modelo de negócio existente. O actual foi um óptimo modelo para enfrentar a crise mas agora precisa de ser adaptado ás novas premissas de mercado e ás necessidades dos consumidores”, avança o director geral. “Vamos utilizar um modelo mais sustentável e rentável, para garantir o futuro, usando o sistema que a Miele implementou no resto da Europa. O novo modelo de negócio será apresentado à distribuição em Novembro e assenta num sistema transparente que recompensa o desempenho que cada retalhista, premiando os que mais apoiam a marca ”.

Com 43 anos, Mark Huijsmans é licenciado em Marketing pela Universidade de Maastricht. O novo director geral da Miele em Portugal esteve na Philips, durante 12 anos, antes de assumir a direcção de marketing na Miele Holanda, em 2009, onde teve a seu cargo a responsabilidade por toda a área de marketing e "branding" e, ainda, todas as actividades orientadas para o consumo e clientes. É a sua vertente de marketeer que está latente em todo o seu discurso, pois a tónica passa sempre pela premissa de “estar mais perto do consumidor, dando vantagens diferenciadas mediante o apoio do retalhista” e não tem receio de “fazer diferente e adaptar a marca às novas tendências de consumo”. O profissional não esconde o “enorme orgulho” com que abraçou este novo projecto e pretende liderar esta nova etapa com a mesma motivação que tem marcado o seu percurso na Miele, “com elevado sentido de responsabilidade mas sem receio da mudança”.

Descarregue o artigo completo

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos