Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Conheça as 12 tendências de consumo cruciais para 2012
2011-12-09

Tal como nos anos anteriores, a Trendwatching publicou “as 12 tendências de consumo cruciais para 2012”. Segundo o estudo, em 2012, tal como em anos anteriores, algumas marcas olharão para o abismo enquanto outras vão obter resultados exuberantes pois existem mais oportunidades do que nunca para marcas e empreendedores criativos atenderem às necessidades cambiantes dos consumidores.

Aqui ficam as 12 tendências de consumo, publicadas por ordem aleatórios, que se esperam para o próximo ano:

1- Red Carpet: issuu.com/rm-revismarket/docs/leiturafds1

Lojas , empresas, hotéis, parques temáticos, museus, talvez cidades inteiras estenderão o tapete vermelho para os novos imperadores. Uma das grandes tendencias passa por oferecer aos visitantes e clientes chineses serviços e regalias feitos sob medida para enchê-los de atenção e respeito. Sabia por exemplo que os pasteis de Belém são reconhecidos e apreciados na China? Há mesmo sítios na China onde se pode degustar os pasteis originais, enviados directamente da fábrica de pasteis de Belem.

2- DIY HEALTH:issuu.com/rm-revismarket/docs/leitura2-2rev

Os consumidores irão aproveitar novas tecnologias e novos aplicativos para acompanhar a sua saúde e cuidar dela de maneira discreta e contínua, além de receber alertas sobre qualquer mudança.

3- DEALER-CHIC: issuu.com/rm-revismarket/docs/leitura2-2rev

Os consumidores, além de continuar em busca de ofertas e descontos, também o farão com prazer, ou até com orgulho. Hoje, ofertas estão relacionadas com mais do que a simples economia de dinheiro: tem que ver com a emoção, a caça, o controle e a sensação de esperteza sendo portanto uma fonte de status.

4- ECO-CYCOLOGY: issuu.com/rm-revismarket/docs/leitura3-final

As marcas irão, cada vez mais, recolher todos os seus produtos para reciclagem (às vezes forçadas por novas legislações), além de reciclá-los de maneira responsável e inovadora.

5- CASH-LESS

Será que as moedas e notas vão desaparecer completamente em 2012? Não. Mas um futuro sem dinheiro vivo está de facto a chegar, na medida em que grandes marcas como MasterCard e Google trabalham para construir um ecossistema todo novo de pagamentos, recompensas e ofertas que giram em torno das novas tecnologias móveis.

6- BOTTOM OF THE URBAN PYRAMID tendência 6 e 7

A maioria dos consumidores mora em cidades. No entanto, na maior parte do mundo, a vida urbana é caótica, apertada e geralmente não muito agradável. Ao mesmo tempo, a criatividade e a vibração desses consumidores aspirantes cria oportunidades globais promissoras para marcas que se propõem a atender as centenas de milhões de CITYSUMERS de renda mais baixa.

7-IDLE SOURCING tendência 6 e 7

Qualquer coisa que faça com que seja absolutamente simples, que não exija esforço nenhum, para que os consumidores contribuam com alguma coisa vai fazer mais sucesso do que nunca em 2012. Devido à disseminação de sensores cada vez mais inteligentes nos telefones móveis, as pessoas serão capazes de, e estarão cada vez mais dispostas a, difundir informações a respeito de onde estão e do que estão fazendo, para ajudar a aprimorar produtos e serviços.

8- FLAWSOME

Para os consumidores, as marcas que se comportarem de maneira mais humana, inclusive mostrando suas falhas, serão fantásticas.

9- SCREEN CULTURE

Graças à explosão em andamento de smartphones e tablets e da "nuvem", 2012 verá uma SCREEN CULTURE (cultura da tela) que será, além de mais difundida, também mais pessoal, mais envolvente e mais interativa do que nunca.

10.- RECOMMERCE issuu.com/rm-revismarket/docs/leitura10-12-2rev

Nunca foi tão fácil para consumidores esclarecidos revender ou trocar compras antigas por descontos e aproveitar o valor que suas coisas têm no momento. Em 2012, a "troca por desconto" é a nova compra.

11- EMERGING MATURIALISM issuu.com/rm-revismarket/docs/leitura10-12-2rev

Ao mesmo tempo em que as diferenças culturais continuarão a dar forma aos desejos dos consumidores, as pessoas de classe média e/ou mais jovens em quase todos os mercados vão adoptar marcas que vão além dos limites convencionais. Saiba que os produtos, serviços e campanhas sinceros, arriscados ou não-corporativos de mercados emergentes estarão em alta em 2012.

12- POINT & KNOW issuu.com/rm-revismarket/docs/leitura10-12-2rev

Os consumidores estão acostumados a ser capazes de encontrar praticamente qualquer coisa que esteja online ou que tenha base em texto, mas 2012 trará gratificação instantânea de informação visual ao mundo real com objectos e até pessoas.

Estas são as tendências resumidas, oportunamente iremos desenvolver cada uma delas mais detalhadamente.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos